MAPA – PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS – 53_2025
Os profissionais que lidam com planejamento e cerimonial em eventos precisam estar atentos a essas diferenças. Ao pesquisar tipologias de eventos, encontraremos infinitas possibilidades. Muitos “tipos” são semelhantes em seu formato e constituição, fazendo com que pertençam a um mesmo grupo, como eventos sociais, religiosos, profissionais etc. Para inserir corretamente o evento na tipologia adequada, o RP, cerimonialista ou profissional capacitado, responsável pela organização e comunicação do evento, pode seguir alguns passos, como os sugeridos a seguir:
- Receber o briefing do contratante (instituição, entidade ou pessoa física).
- Planejar o evento atendendo às expectativas do contratante e do público esperado.
- “Enquadrá-lo” corretamente em uma tipologia e, aí, sim, trabalhar a comunicação/divulgação.
Dessa forma, é possível comunicar corretamente ao público-alvo a partir do formato do evento. É comum encontrarmos erros em divulgações de eventos, como no caso de tipologias trocadas. Exemplo: mesa-redonda x painel, encontro x semana, convenção x exposição, entre outros. Erro que pode passar despercebido pelo organizador, mas que pode ser grave para quem espera um determinado formato mais participativo, como uma mesa-redonda, por exemplo, e ficar frustrado ao perceber que se trata de um painel, onde a plateia somente assiste aos participantes debaterem.
Fonte: adaptado de: blogrp.todomundorp.com.br/2012/07/voce-sabe-diferenciar-os-tipos-de-eventos/. Acesso em: 02 jun. 2025.
AGORA É SUA VEZ!
Considere que você faz parte de uma empresa organizadora de eventos e o contratante, uma associação de advogados do seu estado, gostaria de realizar um evento científico para discutir sobre temas do direito civil. Para realizar o planejamento do pré-evento para essa associação você terá que, obrigatoriamente, definir:
(i) Qual a tipologia de evento mais adequada para atender às necessidades dessa associação?
(ii) Quais os objetivos desse evento?
(iii) Qual o público se deseja alcançar?
(iv) Qual o meio de comunicação mais adequado para alcançar este público?
(v) Referências.
Com base nessas definições iniciais, você estará apto a estruturar um pré-evento sólido e estratégico, alinhado às necessidades da associação e aos objetivos científicos propostos, garantindo a eficácia da comunicação e o sucesso do evento.
Instruções para envio do arquivo final:
– Para essa atividade, você deverá utilizar o formulário padrão que está disponível no ícone “Material da Disciplina”.
– Considere as orientações para a atividade MAPA, acessando o link do vídeo explicativo, disponível na Sala do Café.
– Não se esqueça de que este é um trabalho acadêmico, assim observe as Normas da ABNT.
– Atenção: se identificado plágio (cópia indevida de textos pesquisados, ou cópia textual entre colegas) a atividade poderá ser zerada.
– Anexe o arquivo no campo de resposta da atividade MAPA, clicando sobre o botão Selecionar arquivo.
– Após anexar o arquivo, certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após “Finalizar o Questionário”, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).
– Tendo dúvidas, não deixe de encaminhá-las para o professor mediador, por meio do “fale com o mediador”.
Bons estudos!
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.