MAPA – PLANEJAMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE – 54_2025

  •  

 

TÍTULO: ESPORTES RADICAIS DE AVENTURA URBANA

 

 

 

PROBLEMATIZAÇÃO:

 

Você já ouviu falar em esporte nas cidades? Que tal compreender os principais esportes urbanos? Que tal aprender sobre a evolução histórica dos esportes urbanos e seu contexto social? Vamos mergulhar em imagens radicais e conhecer a importância do dimensionamento social nas cidades, a promoção da inclusão esportiva e a diversidade de atividades em centros urbanos.

 

 

 

SIGNIFICAÇÃO:

 

O Conhecimento ao planejamento urbano e ambiental é fundamental para profissionais que atuam ou que desejam atuar, aprofundar se e obter a formação acadêmica necessária para laborar em mercado imobiliário, bem como, para garantir um futuro profissional com informações relevantes para diagnosticar questões imobiliárias, tais como, as condições existentes ao interior e exterior dos imóveis em uma cidade, os fatores de menor valorização, os setores que necessitam de melhor intervenção de planejamento urbano para desenvolvimento local.

 

 

 

 

 

EXPERIMENTAÇÃO:

 

Você já estudou e compreendeu a importância do dimensionamento social e esportivo para as cidades? Já fez ou praticou algum esporte urbano? Já refletiu sobre os benefícios das áreas de lazer e das práticas esportivas em ambientes urbanos que pode melhorar a qualidade de vida da população? Certamente se você fez, você já teve a experiência de pensamento para “sair da rotina”, visando minimizar o stress e promover lazer, cultura, entretenimento, até mesmo de forma “radical”! Também já deve ter refletido junto ao contexto da população, para o gerenciamento social dos bairros, do lazer, do transporte, das atividades ao ar livre, pois isso reflete diretamente na valorização do mercado imobiliário.

 

 

 

CONCEITUALIZAÇÃO:

 

O nosso livro didático Planejamento Urbano e Meio Ambiente[1], as aulas, bem como os materiais extras e projetos de ensino, poderão lhe auxiliar na realização dessa atividade.

 

 

 

O objetivo desta atividade é que você se sinta imersivo em uma análise de texto e das imagens, para que compreenda as atividades urbanas que fazem parte do universo de conhecimento para aprofundar um bom planejamento de políticas públicas urbanas.

 

Texto: História dos esportes radicais urbanos

 

 

 

Os esportes radicais urbanos e também os esportes de aventura podem ter como marco de sua origem a década de 1980, ou mais precisamente o finalzinho da década de 1980 e início da de 1990. Muitos desses esportes já existem enquanto práticas aleatórias ou então associadas a determinadas funcionalidades e esportes. Esses esportes surgiram de maneira simples e despretensiosa.

 

 

 

Os praticantes elaboraram práticas esportivas que permitissem a ele vivenciar certas situações e experiências dentro de determinados ambientes, correndo riscos ainda maiores que os esportes comuns. Inicialmente, a prática se resumia a um grupo pequeno de pessoas, que se reuniam e realizavam suas atividades. Aos poucos, tais esportes foram se popularizando e aumentou o número de adeptos a tais práticas.

 

 

 

Na década de 1990, esses esportes tomaram mais corpo e ganharam organizações mais bem elaboradas, assim como competições, não só no Brasil, mas no mundo todo. Certos esportes são mais populares em determinados lugares do que em outros, mas em todos os esportes radicais como um todo sempre atraem as pessoas. Diversos desses esportes possuem existência que remonta há décadas. Outros, por sua vez, são mais recentes.

 

 

 

Há ainda aqueles que são originados a partir de um outro esporte, porém com modificações distintas. Além disso, vale lembrar que há esportes que contam com subcategorias internas, variando ainda mais os estilos.

 

 

 

É importante colocar que, no século XVIII e XIX, com a Primeira e Segunda Revolução Industrial, respectivamente, a vida humana em sociedade transformou-se profundamente. Isso ressignificou não só como as pessoas organizavam as relações de trabalho, mas também a própria subjetividade. O espaço urbano mudou e assim modificou a forma como o indivíduo lida com ele.

 

 

 

Os esportes radicais urbanos são um excelente exemplo de como a vida humana nas cidades foi vivida diferentemente.

 

Fonte: https://freesider.com.br/vida-de-freesider/esportes-radicais-urbanos/. Acesso em: 26 ago. 2025.

 

 

 

Modalidades de esportes radicais

 

 

 

Há uma grande variedade de modalidades de esportes de aventura e esportes radicais urbanos. A classificação dos esportes radicais pode ser definida como: esportes com prancha, motorizados, de escalada, aquáticos, queda livre, voo/aéreos, sobre rodas e diversos (aqui entram esportes que não se encaixam nas categorias anteriores). Vamos citar abaixo alguns esportes radicais urbanos bem interessantes.

 

 

 

  1. Skate Um dos mais conhecidos e praticados esportes urbanos. Consiste em percorrer as ruas da cidade ou ambientes fechados, sobre um “carrinho” com 4 rodas, o famoso skate. Ele é oriundo do surf, no qual os surfistas, para treinar na ausência de ondas, criaram uma “prancha sobre rodas”.

 

 

 

Fonte: https://www.jornalnewsvip.com.br/noticia/21392/o-que-sao-esportes-radicais-urbanos. Acesso em: 26 ago. 2025.

 

  1. Rapel O rapel consiste na descida em alturas. No caso dos ambientes urbanos, essa descida é feita em paredões artificiais ou mesmo prédios diversos, com a ajuda de corda, luvas, mosquetão e cadeirinha.

 

 

 

 Fonte: https://www.itatiaia.com.br/porlucasmachado/rapel-urbano-a-adrenalina-nas-alturas-da-cidades-brasileiras. Acesso em: 26 ago. 2025.

 

  1. Parkour Esporte originário da França, seu funcionamento reside basicamente no deslocamento entre pontos diferentes de um ou mais locais na cidade, de forma rápida e usando habilidades corporais diversas. Aqui se aprende a superar obstáculos variados que estejam presentes no ambiente.

 

 

 

Fonte: littlehenrabi/Getty Images – https://super.abril.com.br/historia/o-que-e-parkour/. Acesso em: 26 ago. 2025.

 

  1. Base Jumping é uma atividade na qual se efetuam saltos a partir de prédios, antenas, pontes e afins, utilizando-se paraquedas específicos para baixas altitudes.

 

 

 

Fonte: https://www.paraquedismoskycompany.com.br/blog/o-que-e-base-jump/. Acesso em: 26 ago. 2025.

 

  1. Buildering é um esporte de escalada, porém feito em prédios, edifícios e pontes.

 

 

 

Fonte: Fonte: https://www.alainrobert.com/index.html. Acesso em: 26 ago. 2025.

 

  1. Slackline consiste em uma espécie de corda elástica presa a dois pontos distintos, a uma certa altura do chão.

 

 

 

Fonte: Petit performed the act shortly after 7 a.m. on Aug. 7, 1974. Acesso em: 26 ago. 2025.

 

  1. BMX: um esporte praticado em uma bicicleta de pequeno porte, na qual o praticante faz inúmeras manobras em pontos diversos da cidade ou então em pistas específicas para isso.

 

 

 

Fonte: https://autopapo.com.br/noticia/bmx-jogos-olimpicos/. Acesso em: 26 ago. 2025.

 

Os esportes radicais urbanos são um belo exemplo de como podemos aliar a adesão de mais exercícios físicos em nossas vidas com altas emoções e novas experiências. A vida nas cidades pode ser um pouco estressante e, por isso, descarregar nossas energias em esportes cheios de adrenalina é sempre uma boa pedida.

 

 

 

AÇÃO/AVALIAÇÃO: MAPA

 

 

 

Mediante o conteúdo exposto, e com base nos conhecimentos adquiridos na disciplina de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, nossa atividade MAPA consiste nas seguintes etapas:

 

 

 

Leia o texto com atenção, observe atentamente as figuras e responda às questões. Nesta etapa o aluno deve consultar o livro da disciplina.

 

 

 

  1. Qual esporte urbano descrito no texto, você pratica ou gostaria de praticar?

 

  1. Explique o que é a Dimensão Social e se o esporte se enquadra nesta.

 

  1. Explique, quais os serviços de dimensionamento social devem ser realizados primeiramente para promover funcionalidade e eficácia nos ambientes urbanos?

 

  1. O Turismo, a Cultura e o Esporte fazem parte do Dimensionamento Social de uma cidade? Explique brevemente sobre a importância desses elementos para as cidades.​

 

 

Atenção:

 

– Leia com bastante atenção a Unidade III, p. 152  do livro da disciplina.

 

– Para ajudar você a entender e realizar a atividade, a professora gravou um vídeo de orientação que está disponível na Sala do Café.

 

– Apresente suas argumentações em um único arquivo, utilizando o formulário padrão, em formato WORD, no modelo postado no Material da Disciplina.

 

– Tenha o cuidado para não anexar arquivo incorreto. Uma vez finalizado, não será possível a correção ou reenvio novamente.

 

– Argumente com suas próprias palavras. Cópias e citações de outros autores, não sendo referenciadas, serão zeradas.

 

– Esta é uma atividade individual. Caso identificado cópia de colegas, o trabalho de ambos será zerado.

 

– Utilizando este formulário, realize sua atividade, salve em seu computador, renomeie e envie em forma de anexo.

 

– Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa, referencie conforme as normas da ABNT.

 

– Critérios de avaliação: utilização do template; atendimento ao Tema; constituição dos argumentos e organização das Ideias e atendimento às normas ABNT.

 

– Procure argumentar de forma clara e objetiva, de acordo com o conteúdo da disciplina.

 

Em caso de dúvidas, entre em contato com seu Professor Mediador.

 

Bons estudos!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.