MAPA – POD – INSTRUMENTAÇÃO EM PODOLOGIA – 53_2025
Olá, estudante, seja bem-vindo (a) a atividade Mapa.
A onicocriptose, popularmente conhecida como unha encravada, é uma das afecções mais comuns no consultório podológico, caracterizando-se pela penetração da borda lateral da lâmina ungueal nos tecidos moles adjacentes. Essa condição, que afeta especialmente o hálux, pode gerar dor intensa, inflamação, infecção e, em casos mais graves, a formação de tecido de granulação. Além do desconforto físico, a onicocriptose pode comprometer significativamente a qualidade de vida do paciente, interferindo em atividades cotidianas como caminhar, trabalhar ou praticar esportes.
O tratamento podológico da onicocriptose requer uma avaliação minuciosa, conhecimento das possíveis causas — como o corte inadequado das unhas, uso de calçados impróprios e predisposição anatômica — além do domínio de técnicas para alívio imediato da dor, controle da infecção e prevenção de recorrências.
Com os avanços tecnológicos aplicados à podologia, recursos como a laserterapia têm se mostrado aliados importantes no cuidado com o paciente. Utilizada como uma ferramenta terapêutica complementar, a laserterapia pode contribuir para a redução da dor, inflamação e edema, além de estimular os processos naturais de reparo tecidual. Sua atuação não substitui os procedimentos manuais, mas oferece um suporte valioso ao tratamento clínico da onicocriptose, especialmente em casos com presença de inflamação aguda ou tecido de granulação.
CUNHA, F. R.C.; MORAES, L. R. S. Instrumentação em Podologia. Maringá – PR.: Unicesumar, 2021.
Esta atividade tem como objetivo explorar os conhecimentos teóricos e práticos de você, estudante, a respeito da onicocriptose, suas manifestações clínicas e possibilidades de abordagem na prática podológica, incluindo a contribuição da laserterapia como estratégia de cuidado complementar no tratamento dessa condição tão prevalente.
Considerando os desafios na rotina profissional do podólogo, analise atentamente o quadro clínico apresentado a seguir:
“Jean, 32 anos, praticante de futebol duas vezes por semana, procura sua clínica para atendimento e agenda uma consulta de urgência, relatando intensa dor no dedo. Ao examinar a região ungueal, você se depara com a imagem abaixo, evidenciando um quadro de onicocriptose grau 4 unilateral, com presença de exsudato purulento e odor fétido. O paciente informa que apresenta esse quadro clínico há meses, mas só agora decidiu iniciar o tratamento devido à falta de tempo. Jean é relativamente saudável, com diagnóstico de obesidade grau 2, relata alimentação adequada, consome bebidas alcoólicas de forma eventual e não faz uso de medicamentos”.
Descrição da Imagem: Visão do pé esquerdo, região dorsal, apresentando o hálux com onicocriptose. Na área afetada, observa-se presença de exsudato purulento, caracterizado por líquido espesso e amarelado.
Fonte: a autora.
Diante do quadro clínico apresentado e com base nos conhecimentos abordados na disciplina e no livro didático, responda às questões a seguir:
- Descreva os itens que devem compor o kit de atendimento para manejo do quadro de onicocriptose apresentado pelo paciente, incluindo os insumos necessários.
2. Descreva as principais características que o protocolo de tratamento da onicocriptose deve apresentar, considerando os seguintes itens abaixo, com o objetivo de garantir um procedimento seguro e eficaz:
- a) Protocolo de antissepsia e emoliência.
- b) Procedimento de espiculectomia para remoção do fator desencadeante (unha), incluindo os instrumentais necessários.
- c) Indicação do intervalo ideal para retorno do paciente e troca de curativos.
Sabemos que o laser é um excelente recurso no auxílio ao tratamento da onicocriptose, promovendo a otimização da cicatrização e contribuindo para a melhora do quadro clínico de forma mais eficiente. Dessa forma, com base nessa técnica, descreva a seguir a fundamentação de cada uma das características da luz utilizada no laser.
- a) Coerência
- b) Ondas colimadas
- c) Luz monocromática
- d) Comprimento de onda
-
No caso deste paciente, a presença de exsudato purulento e odor fétido indica um quadro infeccioso. Diante disso, o ideal é a aplicação do protocolo de Inativação Fotodinâmica, também conhecido como Terapia Fotodinâmica. Com base nisso, descreva como esse protocolo deve ser realizado para o tratamento adequado da condição apresentada.
Bons estudos!
________________________________________________________________
Instruções para realização da atividade:
1. Leia o livro da disciplina.
2. Assista às aulas conceituais e ao vivo.
3. Assista ao vídeo de orientação para a realização da atividade. Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=-oV-o5lH3-U(copiar e colar no navegador de internet).
4. Baixe o “Formulário de entrega do MAPA”, disponível no ambiente Studeo na pasta “Arquivos>Material da Disciplina”, e preencha corretamente todos os campos solicitados.
5. Anexe seu modelo de entrega do MAPA respondido no espaço específico da atividade MAPA.
6. Lembre-se de clicar em “Finalizar” para efetivar sua participação.
7. Evite plágio de informações.
*Essa atividade faz parte da composição de notas da disciplina. Sua realização é muito importante.
**Em caso de dúvidas, entre em contato com sua professora mediadora.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.