MAPA – PSICO – INSTRUMENTOS E AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICOS – 54_2025

A compreensão do desenvolvimento cognitivo é um pilar fundamental na atuação psicopedagógica. Jean Piaget, com sua teoria do desenvolvimento e o método clínico-crítico, revolucionou a forma como entendemos a construção do conhecimento na criança. O diagnóstico operatório piagetiano não se limita a verificar o que a criança sabe, mas busca compreender como ela pensa e organiza seu raciocínio diante de diferentes situações-problema. Ao explorar as estruturas lógicas de pensamento (conservação, seriação, classificação, espaços) em cada estágio de desenvolvimento, o psicopedagogo obtém ferramentas valiosas para identificar lacunas no processo de aprendizagem e planejar intervenções mais assertivas, que considerem o nível de desenvolvimento real do sujeito. Esta abordagem, ao aprofundar a análise dos processos cognitivos, integra-se de forma complementar a outras vertentes diagnósticas na busca por uma compreensão sistêmica do aprendiz.



Fonte: CEREZUELA, C. Instrumentos e avaliação psicopedagógicos. Maringá: UniCesumar, 2020. [Tema 3].



Você, como psicopedagogo em formação, é convidado a simular uma situação de atendimento em um contexto de clínica-escola. Uma criança fictícia, Júlia, de 7 anos e 6 meses, foi encaminhada com queixas de dificuldades na compreensão de conceitos matemáticos básicos (como quantidade e correspondência um a um) e na organização de materiais escolares. Os pais e professores notam que ela parece ter um raciocínio “muito concreto” para sua idade, apresentando dificuldades em lidar com ideias mais abstratas ou que exijam flexibilidade de pensamento.



Considerando essa situação hipotética e os conhecimentos adquiridos sobre o diagnóstico operatório de Jean Piaget, realize a seguinte atividade imersiva:



1. SELEÇÃO E JUSTIFICATIVA DE PROVAS PIAGETIANAS (Problematização e Conceitualização) – até 15 linhas:

Escolha 3 (três) provas operatórias de Jean Piaget que você aplicaria para investigar as dificuldades de Júlia, considerando sua idade e as queixas apresentadas.

Para cada prova escolhida, justifique detalhadamente por que essa prova é pertinente para o caso de Júlia, explicando qual aspecto do desenvolvimento cognitivo ela visa avaliar e como isso pode se relacionar com as dificuldades observadas (por exemplo: prova de classificação identifica se a criança compreende que um mesmo objeto pode ter um ou vários atributos que é o princípio do processo de assimilação e da abstração).



2. ANÁLISE DE RESULTADOS HIPOTÉTICOS E IMPLICAÇÕES (Experimentação e Reflexão) – até 10 linhas:

Para cada uma das três provas selecionadas na etapa anterior, descreva um resultado hipotético que Júlia poderia apresentar durante a aplicação.

Com base nesses resultados hipotéticos, analise o estágio de desenvolvimento cognitivo de Júlia em relação à habilidade avaliada, conforme a teoria de Piaget.

Discuta as implicações desses resultados para a compreensão de suas dificuldades na escola e em outras áreas da vida.



3. PROPOSTA DE ENCAMINHAMENTO PSICOPEDAGÓGICO INICIAL (Ação) – até 10 linhas:

Com base na análise das provas e dos resultados hipotéticos, elabore uma breve proposta de encaminhamento psicopedagógico inicial para Júlia.

As sugestões de intervenção devem ser fundamentadas nos princípios piagetianos, visando estimular o desenvolvimento das operações lógicas em que Júlia apresenta desafios. Inclua pelo menos duas estratégias de intervenção concretas que um psicopedagogo poderia adotar.



Bons estudos!



ATENÇÃO:

* Faça o download do FORMULÁRIO PADRÃO – localizado no ícone MATERIAL DA DISCIPLINA, em seu Studeo –, realize a atividade neste arquivo e, em seguida, faça o envio.

* O arquivo pode ser enviado uma única vez; portanto, se certifique de que ele está finalizado antes de enviar. Após a finalização, não é possível fazer alterações e/ou substituição do arquivo.

* Formatação: letra Times New Roman ou Arial, tamanho de letra 12, espaçamento entre linhas 1,5, alinhamento justificado e demais normas da ABNT.

* Esta é uma atividade que envolve fundamentação teórica para elaboração das respostas; portanto, se atente à necessidade de apresentar as referências utilizadas (seguindo as normas da ABNT).

* Acesse o Fórum “MOMENTO TIRA-DÚVIDAS”, pois nele foram disponibilizadas informações detalhadas para realização desta atividade, dentre elas um vídeo do professor com orientações de como realizar o MAPA.

* Se houver dúvidas, escreva uma mensagem no Fórum “MOMENTO TIRA-DÚVIDAS” ou no Fale com mediador.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.