MAPA – PSICO – PRINCÍPIOS TEÓRICOS DA PSICOPEDAGOGIA – 54_2025

Dislexia é um transtorno específico de aprendizagem, de origem neurológica. Ela é caracterizada por dificuldades no reconhecimento de palavras de forma precisa e/ou fluente e por pobres habilidades de decodificação e ortografia. Essas dificuldades tipicamente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem, geralmente inesperado em relação a outras habilidades cognitivas e à disponibilidade de instrução adequada em sala de aula. Consequências secundárias podem incluir problemas de compreensão de leitura e experiência de leitura reduzida, que pode impedir o crescimento do vocabulário e de conhecimentos gerais (Associação Internacional de Dislexia, 2020, p.3).



Fonte: DISLEXIA NA SALA DE AULA: O QUE TODO PROFESSOR PRECISA SABER. Associação Internacional de Dislexia. Tradução e adaptação brasileira: Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva e Escolar. Florianópolis: Lance/UFSC, maio/2020, p. 3. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://lance.paginas.ufsc.br/files/2020/03/LANCE-Tradu%C3%A7%C3%A3o-IDA-_-Dislexia-na-Sala-de-Aula.pdf. Acesso em: 29 ago. 2025.



Diante deste conhecimento, imagine a seguinte situação hipotética.

Você, psicopedagogo formado recebeu em sua clínica uma criança de 9 anos com diagnóstico de dislexia; sendo evidente a dificuldade no processo de decodificação, com trocas específicas de p/b e q/p. Para realizar um trabalho com esta criança, você deverá construir um material lúdico adequado para sua idade, que trabalhe a dificuldade especificada. Sendo assim, a sua atividade MAPA segue as seguintes etapas:



1ª Etapa: Procurar na internet e/ou livro: um jogo (não precisa ser inédito) que possibilite trabalhar o reconhecimento das letras que a criança apresenta dificuldade (p/b; p/q). Atente-se a idade da criança.



2ª Etapa: Separar os materiais necessários para construção do jogo e registrar uma foto. Anexe a foto no formulário da atividade.



3ª Etapa: Construir o jogo e registrar uma foto dele pronto. Anexe a foto no formulário da atividade.



4ª Etapa: Elaborar a ficha técnica do jogo:

a. Nome do jogo:

b. Objetivo do jogo (o que busca desenvolver):

c. Desenvolvimento (descrição de como jogar):

d. Regras (quantos participantes, quem vence, entre outras):



5ª Etapa: Elaborar um texto (de 15 a 20 linhas) apresentando a importância das brincadeiras e jogos no processo de intervenção psicopedagógica. O texto deve conter pelo menos uma citação direta de até três linhas, de acordo com as normas da ABNT. Você pode fundamentá-lo com o conteúdo do livro didático e de outras fontes.



OBSERVAÇÕES:

– Assista ao vídeo explicativo gravado pela professora disponível no Fórum MOMENTO TIRA-DÚVIDAS – MAPA.

– Não é necessário aplicar o jogo.

– Certifique-se da luminosidade ao tirar as fotos, para que fiquem nítidas.

– Utilize o formulário padrão disponível no Material da Disciplina.

– O texto deve estar de acordo com as normas da ABNT. Não esqueça das referências bibliográficas.

– Utilize a fonte Arial, tamanho 12, com espaçamento 1,5 e alinhamento justificado.

– O texto deve ser fundamentado com conteúdo do livro didático e/ou outras fontes.

– Em caso de cópia literal, sem as devidas referências, a atividade será zerada.

– Atenção! Ao enviar a atividade, certifique-se de que está enviando o arquivo correto, pois você terá uma única oportunidade de envio e não serão aceitos trabalhos por outro canal, apenas pelo campo específico de envio.

– Caso tenha dúvidas, escreva uma mensagem no fórum tira dúvidas do Mapa.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.