MAPA – PSICO – PRINCÍPIOS TEÓRICOS DA PSICOPEDAGOGIA – 54_2025
Dislexia é um transtorno específico de aprendizagem, de origem neurológica. Ela é caracterizada por dificuldades no reconhecimento de palavras de forma precisa e/ou fluente e por pobres habilidades de decodificação e ortografia. Essas dificuldades tipicamente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem, geralmente inesperado em relação a outras habilidades cognitivas e à disponibilidade de instrução adequada em sala de aula. Consequências secundárias podem incluir problemas de compreensão de leitura e experiência de leitura reduzida, que pode impedir o crescimento do vocabulário e de conhecimentos gerais (Associação Internacional de Dislexia, 2020, p.3).
Fonte: DISLEXIA NA SALA DE AULA: O QUE TODO PROFESSOR PRECISA SABER. Associação Internacional de Dislexia. Tradução e adaptação brasileira: Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva e Escolar. Florianópolis: Lance/UFSC, maio/2020, p. 3. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://lance.paginas.ufsc.br/files/2020/03/LANCE-Tradu%C3%A7%C3%A3o-IDA-_-Dislexia-na-Sala-de-Aula.pdf. Acesso em: 29 ago. 2025.
Diante deste conhecimento, imagine a seguinte situação hipotética.
Você, psicopedagogo formado recebeu em sua clínica uma criança de 9 anos com diagnóstico de dislexia; sendo evidente a dificuldade no processo de decodificação, com trocas específicas de p/b e q/p. Para realizar um trabalho com esta criança, você deverá construir um material lúdico adequado para sua idade, que trabalhe a dificuldade especificada. Sendo assim, a sua atividade MAPA segue as seguintes etapas:
1ª Etapa: Procurar na internet e/ou livro: um jogo (não precisa ser inédito) que possibilite trabalhar o reconhecimento das letras que a criança apresenta dificuldade (p/b; p/q). Atente-se a idade da criança.
2ª Etapa: Separar os materiais necessários para construção do jogo e registrar uma foto. Anexe a foto no formulário da atividade.
3ª Etapa: Construir o jogo e registrar uma foto dele pronto. Anexe a foto no formulário da atividade.
4ª Etapa: Elaborar a ficha técnica do jogo:
a. Nome do jogo:
b. Objetivo do jogo (o que busca desenvolver):
c. Desenvolvimento (descrição de como jogar):
d. Regras (quantos participantes, quem vence, entre outras):
5ª Etapa: Elaborar um texto (de 15 a 20 linhas) apresentando a importância das brincadeiras e jogos no processo de intervenção psicopedagógica. O texto deve conter pelo menos uma citação direta de até três linhas, de acordo com as normas da ABNT. Você pode fundamentá-lo com o conteúdo do livro didático e de outras fontes.
OBSERVAÇÕES:
– Assista ao vídeo explicativo gravado pela professora disponível no Fórum MOMENTO TIRA-DÚVIDAS – MAPA.
– Não é necessário aplicar o jogo.
– Certifique-se da luminosidade ao tirar as fotos, para que fiquem nítidas.
– Utilize o formulário padrão disponível no Material da Disciplina.
– O texto deve estar de acordo com as normas da ABNT. Não esqueça das referências bibliográficas.
– Utilize a fonte Arial, tamanho 12, com espaçamento 1,5 e alinhamento justificado.
– O texto deve ser fundamentado com conteúdo do livro didático e/ou outras fontes.
– Em caso de cópia literal, sem as devidas referências, a atividade será zerada.
– Atenção! Ao enviar a atividade, certifique-se de que está enviando o arquivo correto, pois você terá uma única oportunidade de envio e não serão aceitos trabalhos por outro canal, apenas pelo campo específico de envio.
– Caso tenha dúvidas, escreva uma mensagem no fórum tira dúvidas do Mapa.

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