MAPA – TAUT – ÉTICA NO ACOMPANHAMENTO DO TEA: FUNCIONALIDADE E PARTICIPAÇÃO SOCIOEDUCATIVA – 52_2025 Imagine-se, agora, você, como profissional, está acompanhando uma etapa de investigação diagnóstica de uma criança de 10 anos que apresenta dificuldades significativas de engajamento e aprendizado no ambiente escolar tradicional. A análise inicial levanta a hipótese de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Diante da necessidade de planejar a intervenção, você propõe uma abordagem que integra o uso de tecnologias como ferramenta para potencializar o desenvolvimento da criança. O próximo passo crucial é apresentar essa proposta aos pais, alinhando as estratégias com os princípios éticos que norteiam o acompanhamento de pessoas com TEA. Elabore um “Mapa de Apresentação Ética da Intervenção Tecnológica” para os pais. Esse mapa deve detalhar como você comunicará sua proposta, enfatizando tanto as estratégias tecnológicas quanto as considerações éticas que fundamentam sua abordagem. Fonte: BLOISE, D. M. Ética no acompanhamento do TEA: funcionalidade e participação socioeducativa. Florianópolis: Arqué, 2025. [Temas 1 e 2]. PASSOS PARA A CONFECÇÃO DESSE MAPA Primeiro passo: Diagnóstico Inicial e Sensibilidade Ética: Como você iniciará a conversa com os pais sobre suas observações e a possível hipótese diagnóstica de TEA? Quais princípios éticos você destacará ao apresentar sua compreensão inicial das dificuldades da criança? Segundo passo: Justificativa Ética para o Uso da Tecnologia: Como você justificará o uso da tecnologia como uma ferramenta pedagógica relevante para esta criança, conectando seus benefícios potenciais aos princípios éticos de respeito aos interesses e estilos de aprendizagem individuais? De que forma você garantirá que a tecnologia seja utilizada para promover a autonomia e a comunicação da criança, e não como uma ferramenta de controle ou padronização? Explique! Terceiro passo: Estratégias Tecnológicas e Considerações Éticas Práticas: Apresente, pelo menos, dois exemplos concretos de como você pretende integrar as tecnologias nos encontros. Para cada exemplo, explicite as considerações éticas envolvidas, como, por exemplo, garantir a privacidade dos dados da criança. Quarto passo: Dilemas Éticos e Transparência: Identifique e discuta brevemente possíveis dilemas éticos que podem surgir com o uso da tecnologia no acompanhamento do TEA. Como você planeja abordar esses dilemas de forma transparente com os pais, buscando suas opiniões e garantindo uma tomada de decisão conjunta? Quinto passo: Compromisso Ético e Colaboração: De que maneira você expressará seu compromisso em manter uma comunicação aberta e colaborativa com os pais ao longo da intervenção? Como você garantirá que a intervenção tecnológica seja continuamente avaliada e adaptada às necessidades e aos objetivos da criança, com o consentimento informado dos pais e, sempre que possível, da própria criança? Por fim, lembre-se de que o objetivo desta atividade (MAPA) é demonstrar sua capacidade de planejar uma intervenção de maneira pedagógica inovadora, integrando a tecnologia de forma ética e responsável no acompanhamento de uma criança com possível TEA, com foco no seu bem-estar e nos seus direitos. Tenha como foco, principalmente, mas não somente, as duas primeiras unidades. ORIENTAÇÕES: – Faça o download do FORMULÁRIO PADRÃO – localizado no ícone MATERIAL DA DISCIPLINA, em seu Studeo –, realize a atividade nesse arquivo e, em seguida, faça o envio. – O arquivo pode ser enviado uma única vez, portanto, certifique-se de que ele está finalizado antes de enviar. Após a finalização, não é possível fazer alterações e/ou substituição do arquivo. – Formatação: o MAPA tem o espaço de 2 (duas) páginas para o seu desenvolvimento. Letra: Times New Roman ou Arial, tamanho de letra 12, espaçamento entre linhas 1,5, alinhamento justificado e demais normas da ABNT. – Essa é uma atividade que envolve fundamentação teórica para elaboração das respostas, portanto, atente-se à necessidade de apresentar as referências utilizadas sempre. Acesse a Sala do Café, pois nela foram disponibilizadas informações detalhadas para realização desta atividade, dentre elas um vídeo do professor com orientações de como realizar o MAPA. Bons estudos!
MAPA - TAUT - ÉTICA NO ACOMPANHAMENTO DO TEA: FUNCIONALIDADE E PARTICIPAÇÃO SOCIOEDUCATIVA - 52_2025

Por Colaborar Educacional

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

MAPA - TAUT - ÉTICA NO ACOMPANHAMENTO DO TEA: FUNCIONALIDADE E PARTICIPAÇÃO SOCIOEDUCATIVA - 52_2025 ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.