MAPA – TAUT – FUNDAMENTOS, CONCEITOS E PRINCÍPIOS DA ANÁLISE COMPORTAMENTAL – 53_2025
Cabe a Análise Aplicada do Comportamento (ABA) a aplicação com indivíduos das descobertas empíricas feitas pela Análise Experimental do Comportamento. Por serem ligados a Análise Aplicada é frequente, entre os profissionais da área, bem como em publicações que se chamam de “método ABA” ou “intervenção ABA” essas intervenções propostas por analistas do comportamento ligadas ao ensino de repertórios a indivíduos, de modo científico, considerando as suas especificidades de ensino-aprendizagem. Os Planos de Intervenção Comportamental Personalizado (PICP) são um dos exemplos de aplicações desse conhecimento científico em contextos específicos à existência de cada indivíduo.
Fonte: DOURADO, L. B. Fundamentos, Conceitos e Princípios da Análise Comportamental. Maringá: Unicesumar, 2025.
O que é ABA e como ela funciona na prática? https://www.youtube.com/watch?v=3cdfwrdJoX8
Agora, vamos nos aprofundar na temática colocando em prática os conhecimentos estudados! Para isso, nesta atividade MAPA os seus desafios são:
1) Descrever sucintamente para quem é direcionada a intervenção ABA ou PICP.
2) Apresentar até 03 exemplos de contextos nos quais pode ser utilizada a intervenção ABA ou um PICP.
3) Definir brevemente o objetivo de uma intervenção ABA.
4) Elaborar um Plano de Intervenção Comportamental Personalizado para o caso a seguir:
João tem 7 anos e foi recentemente diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nível 1, caracterizado principalmente por dificuldades na comunicação social e presença de comportamentos restritos e interesses específicos.
Ele frequenta uma turma do 2º ano do ensino fundamental em uma escola regular. Durante as aulas, João demonstra grande interesse por dinossauros, tema sobre o qual fala constantemente, desviando do assunto proposto pela professora. Ele apresenta dificuldade para participar de atividades em grupo, tende a isolar-se no recreio e demonstra resistência a mudanças na rotina da sala.
Nas últimas semanas, a professora percebeu que João começou a chorar e a ter crises quando precisava trocar de atividade ou quando algum colega mexia em seus materiais. Em um desses momentos, ele chegou a empurrar um colega que pegou seu estojo sem pedir. A equipe pedagógica está preocupada com o bem-estar de João, a socialização dele com os colegas e o impacto desses episódios no ambiente escolar.
Para elaboração do seu plano, nesta atividade MAPA, você deve apresentar:
* Qual o comportamento alvo a ser trabalhado.
* Qual a mudança de comportamento esperada.
* Ao menos uma estratégia de intervenção para que se chegue ao comportamento-objetivo (desejado).
* Qual contexto (local) que a estratégia será aplicada.
Atenção: você não irá aplicar o plano, apenas o planejar.
Realize sua atividade em no mínimo 01 e no máximo 02 páginas.
* Faça o download do FORMULÁRIO PADRÃO (localizado no ícone MATERIAL DA DISCIPLINA em seu Studeo), realize a atividade neste arquivo e, em seguida, efetue o envio.
* Certifique-se de que está enviando o arquivo correto, antes de clicar em “finalizar”, pois haverá uma única oportunidade de envio e não serão aceitos trabalhos por outro canal, apenas pelo campo específico de envio.
* Acesse o fórum da disciplina, lá foram disponibilizadas orientações detalhadas para realização desta atividade, dentre elas um vídeo do professor com orientações de como realizar o MAPA.
* Formatação: letra Times New Roman ou Arial, tamanho de letra 12, espaçamento entre linhas 1,5, alinhamento justificado e demais normas da ABNT.
* Se houver dúvidas, escreva uma mensagem no fórum MOMENTO TIRA-DÚVIDAS DO MAPA.
Bons estudos!
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.