MAPA – TAUT – TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA – 53_2025
Educação Inclusiva: Desafios e Oportunidades com a Tecnologia Assistiva
A educação inclusiva busca garantir que todos os alunos, independentemente de suas diferenças, tenham acesso a um ensino de qualidade e oportunidades de desenvolvimento. Apesar dos avanços, a realidade ainda apresenta desafios. Recursos como salas de aula com tecnologias avançadas e práticas pedagógicas inovadoras são importantes, mas o acesso desigual a eles cria barreiras. A falta de infraestrutura, a formação inadequada de professores e a escassez de profissionais especializados são obstáculos a serem superados. A Tecnologia Assistiva (TA) surge como uma ferramenta poderosa para promover a inclusão e a autonomia dos alunos. Compreender, aplicar e utilizar a TA de forma multifuncional, considerando as necessidades individuais de cada aluno, é essencial para garantir sua eficácia.
A autonomia na educação vai além da oferta de recursos. É preciso transformar a cultura escolar, combatendo a exclusão e o preconceito. Adaptar espaços físicos, promover a mudança de atitude da comunidade escolar e investir em práticas pedagógicas inovadoras são medidas cruciais. Apesar dos desafios, as possibilidades são promissoras. A TA, em conjunto com a colaboração de toda a comunidade escolar, pode abrir portas para um futuro mais justo e igualitário na educação. A inclusão é um processo contínuo que exige compromisso e esforço de todos, a fim de garantir um ensino de qualidade e oportunidades para que cada aluno desenvolva seu potencial máximo.
Fontes:
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
MOGILKA, M. Autonomia e formação humana em situações pedagógicas: um difícil percurso. Educação e Pesquisa, v. 25, n. 2, p. 57-68, 1999.
ORRÚ, S. E. O re-inventar da inclusão: os desafios da diferença no processo de ensinar e aprender. Petrópolis: Vozes, 2017.
Agora que fizemos uma breve introdução sobre a importância da autonomia e de como as Tecnologias Assistivas proporcionam acesso dentro das especificidades do aluno, vamos analisar a proposta de atividade a seguir:
Escolha um produto de Tecnologia Assistiva no Catálogo da CEAPAT ou em um site de empresa especializada em Tecnologias Assistivas e pense em como ele pode auxiliar um aluno em sala de aula. Imagine um aluno hipotético e dê um nome a ele. Execute a atividade em duas partes a seguir:
1ª PARTE: cole a foto do produto escolhido e escreva abaixo dela a fonte/link de onde tirou a foto.
2ª PARTE: elabore um texto de 10 a 15 linhas que explique como funciona o produto de Tecnologia Assistiva escolhido e justifique por que o produto escolhido será útil para o aluno com deficiência e/ou necessidade específica escolhido por você. Use uma citação direta ou indireta que concorde com suas ideias.
Para realizar esta atividade, utilize o livro da disciplina e outras leituras que contribuam para a sua realização. Acesse o site: https://catalogoceapat.imserso.es/productos/categorias/unacategoria/1 e conheça as categorias de produtos de Tecnologias Assistivas.
Orientações para desenvolver sua atividade MAPA:
1. Leia o livro da disciplina.
2. Assista às aulas conceituais e ao vivo.
3. Baixe o “Formulário Padrão do MAPA”, disponível no ambiente Studeo na pasta “Material da Disciplina” e preencha corretamente todos os campos solicitados.
4. Anexe seu modelo de entrega do MAPA respondido no espaço específico da atividade MAPA.
5. Lembre-se de clicar em “Finalizar” para efetivar sua participação.
6. Evite plágio de informações, neste caso, insira a referência utilizada para consulta das respostas.
*Essa atividade faz parte da composição de notas da disciplina. Sua realização é muito importante.
Em caso de dúvidas, entre em contato com seu Professor Mediador.
Bons estudos!
Referências bibliográficas:
BRASIL. Casa Civil. Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção e dá outras providências. Brasília, DF: Casa Civil, 1999. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3298.htm. Acesso em: 15 jul. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Saberes e práticas da inclusão: dificuldades de comunicação e sinalização: deficiência física. Brasília, DF: MEC, 2006a. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/dificuldadesdeaprendizagem.pdf. Acesso em: 21 jul. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Saberes e práticas da inclusão: altas habilidades/superdotação. Brasília, DF: MEC, 2006b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/dificuldadesdeaprendizagem.pdf. Acesso em: 21 jul. 2023.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
MOGILKA, M. Autonomia e formação humana em situações pedagógicas: um difícil percurso. Educação e Pesquisa, v. 25, n. 2, p. 57-68, 1999.
ORRÚ, S. E. O re-inventar da inclusão: os desafios da diferença no processo de ensinar e aprender. Petrópolis: Vozes, 2017.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.