MAPA – TEOL – MÉTODOS E INTERPRETAÇÃO BÍBLICA – 54_2025
MÉTODOS E INTERPRETAÇÃO BÍBLICO
ATIVIDADES DE EXEGESE – MATEUS 5:20
A exegese bíblica constitui-se como a espinha dorsal da competência pastoral, determinando a diferença entre um ministério fundamentado na Palavra de Deus e uma prática religiosa baseada em impressões pessoais, tradições não examinadas ou modismos teológicos. Para o ministério pastoral, dominar a metodologia exegética não é apenas uma exigência acadêmica, mas uma responsabilidade ética diante das pessoas que receberão seu ensino, aconselhamento e direção espiritual. Como é possível oferecer orientação bíblica consistente sem compreender adequadamente o que o texto sagrado realmente ensina? Como distinguir entre a voz de Deus nas Escrituras e nossas próprias projeções culturais e pessoais? A negligência com a exegese corre o risco de reduzir a palavra de Deus a opiniões pessoais.
A relevância da exegese para o ministério pastoral manifesta-se em dimensões práticas concretas: na preparação de sermões que comunicam a mensagem bíblica original, no aconselhamento que aplica corretamente os princípios escriturísticos, na liderança que discerne entre tradições humanas e mandamentos divinos, e na formação de discípulos capazes de “manejar bem a palavra da verdade” (2Tm 2:15). Mateus 5:20, por exemplo, levanta questões pastorais urgentes: como orientar uma congregação sobre a relação entre graça e obras? Como ensinar sobre santidade sem promover legalismo? Como aplicar o conceito de “justiça superior” em contextos onde o moralismo religioso compete com o Evangelho da graça?
Sem ferramentas exegéticas sólidas, a pastoral pode inadvertidamente distorcer o texto, criando fardos pesados que Cristo não impôs, ou proclamando uma graça barata que não reflete a radicalidade do discipulado cristão. A exegese, portanto, não é luxo acadêmico, mas necessidade ministerial que protege tanto o ministro quanto a congregação dos perigos da má interpretação bíblica.
A metodologia usada será a Sêmio-Discursiva (unidade IV e V do livro da disciplina) que comparada a outras metodologias demonstra sua relevância por ser uma proposta focada na interpretação literária. Assim considera o texto suficiente para transmitir a mensagem. Ele dialoga com a história a sociologia e a psicologia, mas a interpretação textual (estrutural, linguística e discursiva) é a principal fonte para acessar a mensagem do texto.
ZABATIERO, Júlio Paulo Tavares. Métodos e Interpretação Bíblica. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018. (Adaptado)
Sobre o método leia: p.169-173 (Fundamento Teórico e Metodologia)
Exemplo de exegese Sêmio-Discursiva (p.260-269)
FASE PRELIMINAR: (p.176-177) – Leitura do texto e primeiras observações
Data, localização, autoria (Extrair do texto – não ler comentário):
Período: _________________ (aproximadamente)
Local de composição possível: _________________
Autoria: _________________
Contexto histórico da comunidade mateana: _________________
Texto Base:
“Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.” (Mateus 5:20 ARA)
FASE PREPARATÓRIA: (p.178-184) – Objetivo: analisar o texto enquanto plano de expressão (Forma).
Texto, tradução: Consultar o grego: https://bibliaportugues.com/text/matthew/5-20.htm Como fonte secundária: https://search.nepebrasil.org/ (site de estudos da comunidade espírita com excelente conteúdo bíblico para tradução, comentários e consulta de versões em português de obras evangélicas e católicas)
Texto grego: “λέγω γὰρ ὑμῖν ὅτι ἐὰν μὴ περισσεύσῃ ὑμῶν ἡ δικαιοσύνη πλεῖον τῶν γραμματέων καὶ Φαρισαίων, οὐ μὴ εἰσέλθητε εἰς τὴν βασιλείαν τῶν οὐρανῶν.”
– Comparar Traduções ARA, NTLH, Pastoral, Jerusalém: Descrever diferenças.
Delimitação:
Perícope escolhida (Início e fim da perícope – “período completo a ser estudado”):
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Justificativa da delimitação (que elementos justificam o começo e o fim da perícope):
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Estrutura: (não precisa indicar versos, apenas afirmar se é linear ou cíclico e uma frase indicando o percurso) – (descrever organização: Linear: descrevendo eventos que indiquem começo, meio e fim; ou Cíclica: indicação dos paralelos – descrevendo as repetições de ideias).
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Segmentos: (ideias/períodos menores que compõe a perícope – criar e descrever um título para cada segmento apontando o/os versos que o/os caracterizam)
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FASE FINAL – I CICLO: DIMENSÃO ESPAÇO-TEMPORAL DA AÇÃO (p. 185-191)
Desmonte narrativo: [O ideal é sempre fazer da perícope, mas nesse caso pode ser dos versos 19 e 20 apenas, são suficientes]
Dica: Para fazer sentido, pode incluir os modificadores – não, sim, e, mas, porém, etc.
Ex:
“Mas o aluno não aprendeu o conteúdo corretamente”
Método direto: Aluno aprendeu conteúdo
Incluir modificadores: Mas o aluno – não aprendeu – o conteúdo corretamente
| Quem? (sujeito)
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Faz (verbos)
– Análise temporal – |
O que? Para quem? (complementos)
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Síntese: Análise diacrônica e semântica – (análise por colunas)
Coluna 1 – Agentes (comparar, descrever principal, descrever personagens da narrativa, e quais locais estão): _______________________________________________________________
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Coluna 2 – Verbos (ações) (comparar os verbos, entender como se relacionam, como emprestam e limitam o sentido das ações – Observar os tempos verbais relacionados às tradições [passado]; questões urgentes [presente] e projeções/fé [futuro]:_______________________________________________________________________________________________________
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Coluna 3 – Complementos (objetos/destinatários) – (Comparar como se relacionam, observar oposições, observar como se complementam e limitam o sentido): _______________________
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O MÉTODO EM AÇÃO – FASE FINAL – II CICLO: DIMENSÃO TEOLÓGICA DA AÇÃO (p.192-214)
Essa parte você fará na atividade I e colocará a síntese final aqui.
O MÉTODO EM AÇÃO – FASE FINAL –
III CICLO: A DIMENSÃO SÓCIO-CULTURAL DA AÇÃO (p.224-236)
IV CICLO: A DIMENSÃO PSICO-SOCIAL DA AÇÃO (p.237-247)
V CICLO: A DIMENSÃO MISSIONAL (p. 247-259)
Nesta fase, reuniremos as três últimas dimensões como expressões da aplicação da mensagem, que dialoga com a sociedade, com o indivíduo e com a missão.
No livro texto você terá um roteiro com várias observações. Assim a proposta é que você observe os seguintes elementos no texto e descreva-os com suas palavras.
Descreva as suas Observações Sociológicas:
Críticas às instituições e estruturas religiosas, políticas e civis da época:
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Observações relacionadas à autoridade e liderança:
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Dinâmicas de grupos, inclusão/exclusão:
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Descreva sus Observações Psicológicas:
Aspectos motivacionais, sentimentos, interioridade, emoções:
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Impacto psicológico (traumas, estruturas, violências):
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Dinâmicas de identidade comunitária:
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Descreva suas Observações Missionais:
Aplicação para a ética cristã contemporânea:
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Desafios individuais, para a liderança, para a comunidade de fé:
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Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
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