Questão 10
Maria de Lourdes foi indicada para ser gestora em uma nova escola no município de Itacelina, porém devido à sua eficiência e pensando em acelerar o processo burocrático da escola ela de forma unilateral desenvolveu o projeto político pedagógico da escola raio de luz. Embora estivesse presente toda uma base teórica metodológica, os objetivos, a forma de organização e implementação da avaliação da instituição de ensino, Maria de Lourdes Sequer convocou a comunidade escolar para que juntos pudessem criar o projeto conforme usa anseios da comunidade escolar. Após o documento pronto para que não houvesse intervenção de terceiros, ela apresentou na Secretaria de educação e posteriormente guardou em sua sala, fazendo com que outras pessoas não tivessem acesso a tal documento, então a escola foi inaugurada, o projeto político pedagógico não foi disponibilizado para a comunidade escolar, porém a escola na sua primeira avaliação externa obteve índices satisfatórios frente a outras escolas que já estavam funcionando há muitos anos.
JORGE, Welington Junior. Gestão Escolar e organização do trabalho pedagógico na educação básica. Maringá: Unicesumar. 2021.
No que se refere à Projeto Político Pedagógico – PPP, analise as seguintes afirmações:
I. A gestora tem autonomia para elaboração e execução da proposta pedagógica, tendo em vista, que estava presente a base teórica metodológica, os objetivos, a forma de organização e implementação da avaliação de ensino.
II. O Projeto Político Pedagógico precisa ser um documento que envolva toda a comunidade escolar e o seu planejamento precisa ser desenvolvido de forma participativa, para que venha ser possível compreender a realidade dos alunos.
III. Por ser uma escola nova, o PPP não impede de nascer da própria realidade, considerando a possibilidade de compreender os problemas sociais daquela região por meio da comunidade escolar e atualizando posteriormente.
IV. O PPP carece de uma fundamentação na legislação brasileira, dificultando que a própria Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.º 9394/96, tenham condições de serem colocadas em prática.
II. O Projeto Político Pedagógico precisa ser um documento que envolva toda a comunidade escolar e o seu planejamento precisa ser desenvolvido de forma participativa, para que venha ser possível compreender a realidade dos alunos.
III. Por ser uma escola nova, o PPP não impede de nascer da própria realidade, considerando a possibilidade de compreender os problemas sociais daquela região por meio da comunidade escolar e atualizando posteriormente.
IV. O PPP carece de uma fundamentação na legislação brasileira, dificultando que a própria Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.º 9394/96, tenham condições de serem colocadas em prática.
É correto o que se afirma em:

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