Questão 8
Mariana, aluna do 5º ano do ensino fundamental, apresenta dificuldades significativas na produção escrita, como troca de letras, omissão de sílabas, erros ortográficos frequentes e organização inadequada das frases. Após avaliação psicopedagógica, foi identificado um quadro de disortografia, um transtorno específico de aprendizagem relacionado à codificação da linguagem escrita, que afeta a forma como o aluno organiza e representa graficamente as palavras, mesmo após o período de alfabetização.
Com base nos princípios da psicopedagogia clínica, a intervenção proposta visou trabalhar os aspectos cognitivos, linguísticos e afetivos envolvidos no processo de escrita. Foram planejadas sessões semanais individuais com foco na consciência fonológica, nas regras ortográficas, na ampliação do vocabulário e no planejamento textual. As atividades foram mediadas por jogos estruturados, fichas com palavras-chave, leitura orientada e reescrita de textos simples, respeitando o ritmo e os modos de aprender da aluna. A escuta ativa e o vínculo afetivo também foram considerados fundamentais para promover confiança e engajamento no processo. Desta maneira, a proposta de intervenção com Mariana teve como objetivo central não apenas a melhoria de suas habilidades de escrita, mas o fortalecimento de sua autoestima e autonomia na aprendizagem.
​POSSOLLI, Gabriela Eyng; CARVALHO, Tereza Cristina de (Org.). Transtornos de aprendizagem e prática psicopedagógica. Florianópolis: Arqué, 208p. 2025


Com base no excerto acima sobre a proposta de intervenção nos transtornos por meio da psicopedagogia clínica, analise as afirmativas:

I. O transtorno apresentado por Mariana, disortografia, é um transtorno de aprendizagem exclusivamente emocional, que pode ser superado apenas com reforço afetivo e motivacional.
II. As propostas apresentadas para o tratamento da aluna Mariana, inclui o uso de jogos, reescrita de textos e leitura orientada, que são estratégias coerentes com a intervenção psicopedagógica em casos de disortografia.
III. A psicopedagogia clínica deve priorizar o trabalho em grupo, pois o atendimento individualizado não é indicado para transtornos de aprendizagem.
IV. A prática psicopedagógica clínica se limita ao ensino de regras gramaticais e ortográficas, não considerando aspectos afetivos e relacionais.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e III, apenas

Alternativa 2:

II, apenas

Alternativa 3:

II e III, apenas

Alternativa 4:

IV, apenas

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

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