Max Weber, ao desenvolver sua teoria sobre a Sociologia, estabeleceu quatro tipos de modelos ideais de ação social, que são fundamentais para entender a conduta humana dentro de um contexto social. A construção destes modelos ideais permitem a classificação das ações analisadas e orientam a busca de definir os valores que dão sentido as relações sociais. Weber, contudo, lembra que nenhum destes modelos ideiais se dá de forma pura.
Fonte: Elaborada pelo professor (2024).
Sobre os modelos de ação social de Weber, analise as afirmações a seguir:
I. Ação racional com relação aos fins, definida pela escolha racional de meios para atingir determinados objetivos.
II. Ação racional com relação aos valores, onde os indivíduos agem com base em suas próprias convicções sobre o que é certo ou errado, independentemente das consequências.
III. Ação afetiva, que é impulsionada por emoções e sentimentos pessoais, sem consideração pela racionalidade ou consequências.
IV. Ação escravista, que é motivada pela devoção a um líder ou a uma causa, caracterizando-se pela entrega e submissão a uma autoridade considerada superior ou divina.
É correto o que se afirma em:
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
