QUESTÃO 7
“Mediar não é veicular pela palavra o que é a obra de arte, ou o que ela contém, ou, ainda, usar padrões facilitadores para sua compreensão, muitas vezes retirando a provocação inerente aos objetos artísticos. Mediar é andar junto, estimular encontros com a arte e a cultura, promover encantamento ou estranhamento, descobrir outras funções e usos dos objetos – o que a arte faz com excelência”.

 

Fonte: URIARTE, M. Z.; ZDRADEK, A. C. S. Mediação cultural: construção de sentidos ético-estéticos na educação não-formal. ETD Educação Temática Digital, Campinas, v. 23, n. 1, p. 117-134, 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922021000100117&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 18 jun. 2025.

 

Sobre a função do educador musical como mediador, analise as afirmativas a seguir:

I. O mediador musical assume a função de guiar o aluno na fruição da obra artística, orientando-o sobre as emoções que ele deve evocar, as nuances sonoras que deve atentar e as ações que se espera dele, limitando a percepção da música a uma experiência quase prescrita e direcionada, em vez de permitir uma reflexão pessoal e espontânea sobre a obra.

II. O mediador, dentro de seu papel pedagógico, deve aproximar o aluno da obra musical de maneira que, por meio da escuta atenta e do estímulo à análise crítica, ele seja capaz de construir um entendimento profundo da peça, reconhecendo suas qualidades técnicas, suas possibilidades interpretativas e suas intenções artísticas, promovendo uma aprendizagem experiencial mais do que uma mera reprodução de conceitos preestabelecidos.

III. O mediador, ao apresentar a obra musical, deve proporcionar ao aluno um espaço de autonomia interpretativa, no qual o aluno possa desenvolver suas próprias impressões, questionar os significados da peça e formar um julgamento pessoal, levando em consideração as múltiplas camadas de significado e a riqueza emocional e técnica que a obra musical oferece.

IV. O mediador, ao promover uma experiência estética com a obra musical, é responsável por criar um ambiente no qual o aluno compreenda a obra segundo a perspectiva do professor, pois a análise crítica e o entendimento profundo que o professor possui, é de extrema importância no processo de aprendizado.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – III, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – III e IV, apenas.
Mediar não é veicular pela palavra o que é a obra de arte, ou o que ela contém, ou, ainda, usar padrões facilitadores para sua compreensão, muitas vezes retirando a provocação inerente aos objetos artísticos. Mediar é andar junto, estimular

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

Mediar não é veicular pela palavra o que é a obra de arte, ou o que ela contém, ou, ainda, usar padrões facilitadores para sua compreensão, muitas vezes retirando a provocação inerente aos objetos artísticos. Mediar é andar junto, estimular ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.