Questão 4
Miguel, aluno do 2º ano do ensino fundamental, apresenta dificuldades frequentes de atenção e de acompanhamento das atividades escolares. A professora observou que ele raramente entrega as tarefas de casa e demonstra resistência à leitura e à escrita. Diante disso, a escola entrou em contato com a família para agendar uma reunião, mas os responsáveis demonstraram desinteresse e atribuíram as dificuldades do aluno exclusivamente à sua “preguiça”. Após insistência da equipe pedagógica, foi possível iniciar um processo de acompanhamento psicopedagógico. Durante esse processo, notou-se que a ausência de diálogo e parceria entre a família e a escola estava comprometendo diretamente o progresso do aluno.
​POSSOLLI, Gabriela Eyng; CARVALHO, Tereza Cristina de (Org.). Transtornos de aprendizagem e prática psicopedagógica. Florianópolis: Arqué, 2025


Com base no estudo de caso acima, e as proposta de colaboração família-escola, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
 

Alternativas
Alternativa 1:

Aplicar atividades rigorosas ao aluno para forçá-lo a ter mais disciplina e interesse nas atividades escolares.

Alternativa 2:

Encaminhar o aluno imediatamente a um psicólogo escolar, sem necessidade de envolver a família no processo.

Alternativa 3:

Estabelecer um diálogo contínuo e acolhedor com a família, esclarecendo a importância da parceria para o desenvolvimento de Miguel.

Alternativa 4:

Solicitar à professora que reduza as exigências para evitar o estresse do aluno e diminuir as queixas dos pais.

Alternativa 5:

Aguardar que a família tome a iniciativa de procurar ajuda, evitando intervenções por parte da escola.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.