Na atualidade é comum encontrar memes ou reels apontando que as crianças nascidas após os anos 2000 não saberão o que é, por exemplo, andar no porta-malas do carro, qual a associação entre uma caneta e uma fita cassete. Costumamos rir desses eventos e por vezes julgar como melhor ou pior as condições da infância em um determinado período histórico. Todavia, ao nos atentar a estes comentários permeados pelo olhar da ciência, vemos que:
Os fatos relativos à evolução da infância, na pluralidade de suas configurações, inscrevem-se em contextos cujas variáveis delimitam perfis diferenciados. A infância é um discurso histórico cuja significação está consignada ao seu contexto e as variáveis de contexto que o definem (Fernandes, Kuhlmann Júnior; 2004, p. 29).
Fonte: FERNANDES, R.; KUHLMANN JÚNIOR, M. Sobre a história da infância. In: FARIA FILHO, L. M. (org.). A infância e sua educação: materiais, práticas e representações. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
Considerando a análise histórica da categoria de infância, entendo-a como uma construção social e cultural complexa, analise as afirmativas a seguir:
I. A Idade Média já possuía uma clara distinção entre crianças e adultos, com práticas pedagógicas bem definidas e um sentimento de proteção à infância amplamente difundido, conforme atestam as representações artísticas da época.
II. A Renascença marcou o surgimento da categoria de infância atrelada a noções de educação e moral, consolidando-se no século XVI como uma estrutura social e condição psicológica diferenciada, em contraste com a visão da Grécia Antiga que priorizava a alfabetização como critério de distinção.
III. A invasão do Império Romano impulsionou o desenvolvimento da alfabetização social e das noções de educação, intensificando a discussão sobre as particularidades da infância e a necessidade de práticas pedagógicas mais humanizadas.
IV. A perspectiva de Rousseau, ao considerar a leitura como um “flagelo da infância”, alinha-se com a visão da Grécia Antiga que não teorizava sobre essa faixa etária, mas valorizava a educação como meio de conhecer a essência inata dos indivíduos, independentemente da idade.
É correto o que se afirma em:
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
