Questão 7
Na avaliação da toxicidade de substâncias químicas, a ecotoxicologia estuda os efeitos adversos em organismos vivos e ecossistemas, utilizando testes de toxicidade realizados em laboratório sob condições controladas para avaliar o potencial tóxico de substâncias química. Esses testes distinguem principalmente os efeitos agudos e crônicos, dependendo do tempo de exposição e do tipo de resposta observada.

Fonte: BARBOSA, F. T. Química Analítica Ambiental. Florianópolis, SC: Arqué, 2025.

Considerando os princípios da Ecotoxicologia, analise as afirmações a seguir.

I. A dose de pesticida que mata 50% de um grupo de ratos após 24 horas de exposição é expressa pelo indicador DL50 e caracteriza toxicidade aguda.
II. A concentração de cobre que inibe 50% do crescimento de algas em 96 horas corresponde a um CI50, sendo um ensaio de toxicidade crônica.
III. O menor nível de concentração de um solvente no qual não são observados efeitos adversos em peixes durante 21 dias é um exemplo de CENO (Concentração de Efeito Não Observado), relacionado à toxicidade crônica.
IV. A concentração letal de amônia que causa mortalidade em 50% de peixes após 48 horas é um ensaio expresso como CL50, representando toxicidade aguda.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

II e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.