Na educação dos surdos, foram exploradas três das principais abordagens educacionais, cada uma delas
com seus respectivos criadores, recomendações e pressupostos. Essas abordagens abrangem uma variedade
de métodos e estratégias destinados a atender às necessidades específicas dos surdos (Novais, 2024).
Fonte: NOVAIS, I. A. M. Abordagens pedagógicas da educação de pessoas surdas: um olhar nas práticas
educativas. Indaial: Arqué, 2024.
Considerando essas abordagens educacionais, analise as afirmativas a seguir:
I. Oralismo: método imposto aos surdos após o Congresso de Milão. É o processo pelo qual se pretende
capacitar o surdo na compreensão e na produção de linguagem oral.
II. Comunicação Total: há uma mesclagem na qual são admitidas práticas educativas, ora com ênfase no
desenvolvimento da língua gestual, ora na utilização da língua oral, embora prevaleça para a transiçãoNa educação dos surdos, foram exploradas três das principais abordagens educacionais, cada uma delas com seus respectivos criadores na
língua oral.
III. Bilinguismo: é a concepção adotada atualmente no Brasil. A abordagem bilíngue surge como uma
metodologia de ensino em que se propõe tornar acessível ao surdo duas línguas – a língua de sinais (L1) e a
Língua Portuguesa (L2), na modalidade escrita.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
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