Na Educação Matemática contemporânea, não basta propor metodologias ativas como um modismo; é preciso intencionalidade pedagógica e fundamentação teórica. As práticas ativas, discutidas no capítulo 5 do material, colocam o estudante como protagonista da aprendizagem, favorecendo a construção de significados e a integração entre teoria e prática. Já a UEPS (Unidade de Ensino Potencialmente Significativa), estudada no capítulo 3, orienta-se pela Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, propondo etapas que garantem a identificação do conhecimento prévio, a diferenciação progressiva e a reconciliação integradora.
Nesta atividade, você deverá estruturar uma UEPS a partir de uma habilidade da BNCC – Matemática (Ensino Fundamental, Anos Finais), detalhando cada etapa do processo. Lembre-se de que a escolha da habilidade deve estar vinculada a um objeto de conhecimento e deve ser explorada em consonância com metodologias ativas.
Ferramentas digitais como PhET Colorado, Kahoot ou Mentimeter podem ser integradas, desde que tenham intencionalidade pedagógica.
Orientações
1.Selecione uma habilidade da BNCC de Matemática para os Anos Finais.
2. Indique o objeto de conhecimento correspondente.
3. Preencha a tabela abaixo, que estará disponível no Template do MAPA, detalhando todas as etapas da UEPS.
Etapas da UEPS | Descrição da Proposta |
Habilidade da BNCC | (Copiar código e descrever a habilidade escolhida). |
Objeto de Conhecimento | (Indicar o objeto correspondente ao tema da habilidade). |
Identificação do Conhecimento Prévio | Como você pretende levantar os saberes iniciais dos alunos? (ex.: uso de questionário diagnóstico, debate, mapa conceitual, jogo rápido no Kahoot, simulação no PhET etc.). |
Situação-Problema Introdutória | Qual problema, desafio ou contexto você vai propor para iniciar a unidade de forma significativa? |
Diferenciação Progressiva | Quais atividades serão propostas para detalhar, ampliar e aprofundar os conceitos, partindo do mais geral para o mais específico? |
Reconciliação Integradora | Como você vai retomar e integrar os novos conhecimentos aos prévios, destacando conexões, semelhanças e diferenças? |
Avaliação Contínua | Como você vai coletar evidências de aprendizagem ao longo da unidade? (ex.: rubricas, autoavaliação, registros no Mentimeter, relatórios de experimentos, jogos no Wordwall etc.). |
Recursos Tecnológicos e Metodologias Ativas | Indique quais recursos e metodologias serão utilizados (ex.: ABP, projetos, rotação por estações, simulações digitais). |
Produto Final / Evidência da Aprendizagem | O que os alunos deverão entregar ou apresentar ao final da UEPS? (ex.: relatório, apresentação, jogo, mapa conceitual, protótipo, resolução de problema real etc.). |
4 – Elabore a descrição final em texto corrido (20 a 30 linhas), apresentando de forma coesa sua proposta de ensino.
Bons estudos!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.