“Na impossibilidade de expor todos esses aspectos, cada um deles em detalhe, no espaço desse artigo, optamos por tratar esses seis grandes temas a partir da ótica dos transportes no Egito Faraônico e sua relação com a religião, as organizações militares, a atividade pesqueira, a produção têxtil, a agricultura e o comércio mediante a abordagem das tecnologias utilizadas, dos produtos em troca, a logística envolvida e as rotas de comercialização. ‘O Nilo era a mais rica fonte que abastecia o Egito antigo e consistia na sua veia arterial em termos de vias de comunicação’. De fato, o rio Nilo é um importante elemento da sociedade e economia egípcia, como já sugeriu a mais conhecida afirmação de que o ‘Egito é uma dádiva do rio Nilo’ de Heródoto, presente no Livro II, capítulo 5. Mesmo que esse Egito, na concepção de Heródoto, se refira apenas à região do Delta, podemos conceber que o Egito antigo como um todo é completamente dependente das águas do rio Nilo”.
I. O rio Nilo foi essencial para a vida econômica do Egito Faraônico.
II. O rio Nilo era usado para transporte, mas não é possível afirmar que foi utilizado em práticas comerciais.
III. Heródoto, sendo um estrangeiro, não percebeu a importância econômica do rio Nilo para os egípcios.
IV. Entre as atividades econômicas desenvolvidas no Egito Faraônico podemos mencionar pesca, comércio, fabricação de tecido, agricultura, entre outras.
É correto o que se afirma em:
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
