QUESTÃO 1

Texto I

“Na vida real, as pessoas não pronunciam palavras isoladas. Quando alguém se propõe a falar, sua intenção é dar uma informação completa, e isso acontece através de um texto. Somente em circunstâncias especiais, num contexto específico, as pessoas dizem palavras isoladas, mas sempre elas estão inseridas num texto maior ou são inesperadas como resultado de ações ocorridas.” (Cagliari, 2003, p. 198 apud Vendrame; Bonnici; Souza, 2022, p. 18).

 

Texto II

“Escrever é uma das funções culturais típicas do comportamento humano […]. A acomodação direta à tarefa é substituída por uma técnica complexa que se realiza por mediação. […] Ainda que sem uma intenção explícita, a escola cria condições para a criança perceber a escrita como uma tarefa desagradável, que pode fazer sentido para a professora ou o professor, mas não faz sentido para a criança, uma vez que não nasce de e não responde a sua necessidade de expressão” (Luria, 2006, p. 99; Mello, 2010 apud Vendrame; Bonnici; Souza, 2022, p. 35).

Fonte: ​VENDRAME, C. B.; BONNICI, C. G. A.; SOUZA, M. M. P. Metodologia da Língua Portuguesa. Maringá: Unicesumar, 2022.

Com base nos textos e nos estudos sobre a função social da escrita, analise as afirmações a seguir:

 

I. A escrita deve ser ensinada como prática social, vinculada a situações reais de comunicação, permitindo ao aluno compreender o sentido do que produz e reconhecer sua função na interação com o outro.

II. A limitação do ensino à cópia de letras e palavras isoladas é suficiente para inserir o aluno em práticas sociais letradas, pois esse exercício garante o domínio técnico necessário à comunicação.

III. A mediação escolar é indispensável para que a criança perceba a escrita não apenas como técnica, mas como forma de expressão significativa em sua vida social.

IV. A abordagem tradicional, centrada na repetição mecânica, pode comprometer a compreensão da função social da escrita, afastando o aluno da experiência de produzir textos com propósito comunicativo.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – II e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, III e IV, apenas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.