Nessa perspectiva, diversos estudos foram realizados com o intuito de analisar o custo da qualidade, tais como os estudos de Martins (2011), Batista, Abbas, Camacho e Lopes (2018), todos pretendiam identificar os custos da qualidade e reforçar a importância da gestão dos custos de qualidade e o impacto que os mesmos refletem nos resultados da empresa e, consequentemente, no seu faturamento.

Trabalhos de extrema relevância trazendo como principal objetivo mostrar que a qualidade pode ser medida e gerenciada, de forma a tornar as empresas mais competitivas por meio de produtos e/ou serviços de alta qualidade. Em linhas gerais, os estudos realizados têm se desenvolvido, principalmente, com o objetivo de investigar a utilização dessa metodologia em diferentes setores, como meio de obtenção de vantagem competitiva pelas empresas. Por isso, em meio a esse mercado globalizado, a análise estratégica de custos torna-se um diferencial competitivo e essencial à sobrevivência da empresa.

Fonte: RODRIGUES, B. L. S., GONÇALVES, D. E. S. Gestão de custos de qualidade como estratégia competitiva em uma panificadora do recôncavo baiano. Revista de Administração e Contabilidade, Feira de Santana, v. 14. n. 1, p. 48-68. Disponível em: https://reacfat.com.br/reac/article/view/267/270. Acesso em: 21 out. 2025.


Por isso, para esta atividade MAPA, você, Gestor da Qualidade, foi convidado para estabelecer a mensuração dos Custos da Qualidade de uma empresa, de modo a elaborar um relatório para a alta administração tomar as decisões necessárias. Portanto, segue a situação da empresa em que você realizará o serviço.

SITUAÇÃO DA EMPRESA

A empresa atua no segmento de panificação, com mais de 30 anos de mercado, com uma marca já bastante consolidada em sua região. Em relação à sua estrutura e faturamento, a empresa se enquadra como sendo de grande porte, possuindo mais de 150 funcionários, além de 22 prestadores de serviços terceirizados.

Durante o levantamento de dados, você realizou entrevistas e falou diretamente com o controller da empresa, que possui formação acadêmica em Administração de Empresas, além de cursos complementares de Gestão de Vendas e outros cursos específicos na área de Produção em Panificação. De acordo com os dados levantados, o colaborador, que está há nove anos na função, descreve como suas principais atribuições: planejamento, organização e desenvolvimento das estratégias econômicas e financeiras da empresa.

Ainda durante a entrevista, o controller posicionou-se, espontaneamente, em relação à concorrência e sobre a importância da boa gestão da qualidade, percebendo-a como diferencial competitivo em relação aos concorrentes e destacou ainda a importância do feedback positivo dos clientes como fator motivador para a empresa. Tal posicionamento, alinha-se a Holota et al. (2016) quando afirmam que a mensuração, análise e avaliação dos custos da qualidade, de modo a implementá-los no sistema de gestão da qualidade, faz-se tão importante quanto medir e analisar a satisfação do cliente.

De forma complementar, alinhando-se a literatura, o entrevistado ainda defende o estudo contínuo e a busca pelo aperfeiçoamento da gestão dos custos de qualidade, visto que os mesmos garantem esse diferencial e a credibilidade da organização. A gestão da qualidade é considerada uma importante ferramenta de gestão e fator estratégico fundamental para melhoria da competitividade e da produtividade das empresas (Carpinetti, 2012). Nessa mesma linha, Silva Filho et al. (2015) ainda reforçam que a competente gestão dos custos melhora a qualidade das decisões, auxiliam no controle dos processos internos da empresa dando visibilidade as imperfeições e, consequentemente, torna a atividade mais competitiva.

Seguindo com o levantamento de dados, você solicitou a estrutura de custos envolvidos na gestão da qualidade dos produtos, dessa forma, o documento que recebeu apresentava resultado divulgado na Tabela 1.


Agora, para colocar a “mão na massa” e partir para a ação, diante da experimentação da situação profissional apresentada e desenvolver sua habilidade enquanto profissional qualificado da área, você deve:

ETAPA 1:
Preencher a tabela disponível no formulário padrão com a classificação correta dos custos da qualidade em suas respectivas categorias, de modo a preencher corretamente seus valores e o somatório total de cada categoria e dos custos totais da qualidade, referente aos dados levantados dos últimos 2 (dois) anos, conforme ilustra a Tabela 1.

Atente-se: para a classificação dos custos da qualidade, considere a Figura 1 como informação auxiliar para a categorização.



ETAPA 2:
Calcular o percentual de custos de cada categoria em relação ao total dos custos da qualidade, conforme levantamento feito na Etapa 1, preenchendo corretamente a tabela disponível no formulário padrão.

Atente-se: para o cálculo do percentual de cada categoria, você poderá seguir o exemplo tratado no vídeo de explicação da atividade MAPA, disponível no ambiente Sala do Café.

ETAPA 3:
Descrever qual categoria é responsável por apresentar o maior percentual do custo da qualidade encontrado, com base na Etapa 2.

ETAPA 4:
Propor duas ações de melhoria para tentar reduzir os custos da qualidade da categoria evidenciada na Etapa 3.

Feito isso, seu relatório estará pronto e você poderá entregá-lo à alta administração.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
– Acesse o link do vídeo gravado pelo professor com explicações e diretrizes para a realização desta atividade, disponível no ambiente Sala do Café.
​- Faça o download do formulário padrão no ambiente Material da Disciplina, redija sua resposta no formulário e depois o salve no seu computador ou instrumento de realização.
– Vá até o ambiente da atividade MAPA e anexe o formulário padrão, confira se o arquivo está correto, e finalize sua atividade.

Bons estudos!

Referências do texto-base:

ATKINSON, A.; KAPLAN, R. S.; MATSUMURA, E. M.; YOUNG, S. M. Contabilidade gerencial. São Paulo: Atlas, 2000.

BATISTA, M. J.; ABBAS, K.; CAMACHO, R. R.; LOPES, A. K. Relação entre o ambiente, a gestão estratégica de custos e o desempenho: um estudo sob a perspectiva da qualidade em empresas brasileiras de grande porte. In: Congresso Brasileiro de Custos. Anais […]. São Leopoldo: Associação Brasileira de Custos, 2018.

DEMING, W. E. Out of the crisis. Cambridge: MIT Press, 1982.

FEIGENBAUM, A. V. Total quality control. 3. ed. New York: McGraw-Hill, 1990.

GARVIN, D. A. Gerenciando a qualidade: a visão estratégica e competitiva. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1997.

IUDÍCIBUS, S. Contabilidade gerencial. 6. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

KAPLAN, R. S. Custo e desempenho: administre seus custos para ser mais competitivo. São Paulo: Futura, 1980.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Using the balanced scorecard as a strategic management system. Harvard Business Review, Boston, v. 74, n. 1, p. 75–85, jan./fev. 1986.

MARTINS, E. Análise das etapas de montagem e teste de fábrica com foco no retrabalho: um estudo de caso na empresa Datacom. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Faculdade Luterana São Marcos, São Marcos, 2011.

PADOVEZE, C. L. Contabilidade gerencial. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

SCHIFFAUEROVA, A.; THOMSON, V. A review of research on cost of quality models and best practices. International Journal of Quality & Reliability Management, Bingley, v. 23, n. 6, p. 647–669, 2006.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

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