No ano de 1991, a política econômica ficou restrita ao controle do fluxo de caixa, obtendo significativas reduções de despesas, principalmente nos gastos com funcionários e com investimento, e a política de juros. Apesar da retração da carga tributária no ano, com o final dos ganhos extraordinários de receita, manteve-se o superávit primário e reduziu-se o déficit operacional. No final do ano, enviou-se ao Congresso uma proposta de reforma fiscal, na qual se aprovou somente a indexação dos impostos, e lançou-se um programa anti-inflacionário baseado em uma forte restrição do crédito, recuperação das finanças públicas e manutenção da taxa de câmbio real. O impacto foi uma recessão em 1992 sem que se conseguisse a redução da inflação. O desempenho fiscal foi comprometido pela baixa arrecadação, pelas elevadas taxas de juros e pelo quadro político desfavorável, devido ao processo de impeachment do presidente.
GREMAUD, A. P., VASCONCELLOS, M. A. S. de, & JUNIOR, R. T. Economia brasileira contemporânea. 8. ed. São Paulo: Atlas. 2017 (adaptado).
Considerando o excerto acima, interprete as afirmações a seguir:
I. O gasto público apresentou grandes reduções neste período.
II. A economia neste período, apesar de apresentar inflação, seguia estável.
III. A crise política do governo Collor, em nada alterou a eficácia de seu plano.
É correto o que se afirma em:
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.