No Brasil os Direitos de Crianças e Adolescentes demorou para ser reconhecidos, foram anos de construção
teórica, análise da pratica e vivencia junta a essa parcela da população, conhecendo e estudando sobre seu
desenvolvimento, anseios, limites, vulnerabilidades e necessidades. O resultado desse processo culminou
com a estruturação do Estatuto da Criança e do Adolescente em 1990. Um conjunto legal que reconheceu a
criança e ao adolescente como sujeito em peculiar desenvolvimento e, que, portanto, precisava, de um olhar
mais atento da sociedade.
SANTOS, Márcia Faraum dos. SANTOS, Bruno Baltazar dos. Direito e Serviço Social.
Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018. Reimpresso em 2019. Reimpresso em 2021
Considerando o exposto acima aprecie as assertivas:
I. As intervenções protetivas destinadas às crianças e aos adolescentes não devem ser realizadas com a
colaboração da família, posto que essa na maior parte dos casos é a violadora dos direitos deste grupo
social
II. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente, com absoluta
prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à
dignidade, entre outros.
III. As medidas de proteção, conforme o artigo 98 do ECA, devem ser aplicadas sempre que os direitos
reconhecidos pelo Estatuto forem ameaçados ou violados.
IV. O profissional de Serviço Social pode compor as equipes interprofissionais do Poder Judiciário e também
do Ministério Público, prestando assessoria técnica na área da Infância e da Juventude.
V. No art.86 do ECA/1990, há a previsão de uma rede para tender as demandas de crianças e adolescentes,
sendo que o artigo determina que somente a área e ações não governamentais podem comporta tal rede.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, II, III IV e V.
IV e V apenas.
I, III e V apenas.
I, II e III apenas.
II, III e IV apenas.

No Brasil os Direitos de Crianças e Adolescentes demorou para ser reconhecidos, foram anos de construção teórica

Por Colaborar Educacional

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