No cenário acelerado da comunicação digital, as redes sociais emergiram como verdadeiros catalisadores de mudanças no universo da publicidade. Desde seus primeiros passos, essas plataformas não apenas conectaram pessoas, mas também redesenham o panorama tradicional da publicidade, desencadeando uma revolução que ressoa até hoje.
Fonte: ZARDENUNES, S. A. Gestão e Planejamento de Mídias. Florianópolis: Arqué, 2024.
A atividade MAPA da disciplina Gestão do Planejamento de Mídias auxiliará você estudante em sua trajetória de formação em comunicação, proporcionando as habilidades de: compreender as estratégias de mídia e comunicação, além de identificar requisitos para atuação como gestor da área. Desta forma, esperamos que você explore seu potencial criativo nesta atividade MAPA.
Bons Estudos!
Você foi contratado como gestor da equipe de marketing de mídia e gestão de conteúdo da Maison Fit, uma rede de academias que atua na área há mais de 35 anos, sendo uma das maiores e melhores redes de academia do país. A marca deseja desenvolver uma nova campanha para 2026 com foco em atrair novos alunos. Enquanto gestor, você está liderando um grande projeto para a estratégia para mídias digitais desta campanha. Para realizar esta entrega juntamente com sua equipe, foi passado um briefing sobre a empresa e os objetivos da campanha:
| BRIEFING DO PROJETO | |
| Cliente | Maison Fit |
| Objetivo do Projeto | Desenvolver uma campanha para conversão de novas matrículas de alunos para 2026, utilizando estratégias para mídias digitais.
|
| Sobre a Maison Fit | A missão da marca é: promover saúde, bem-estar e qualidade de vida por meio de programas de treinamento, incentivando cada pessoa a alcançar seus objetivos com equilíbrio entre corpo, mente e estilo de vida.
Como visão a marca quer ser: reconhecida como a rede de academias que melhor integra inovação, saúde e experiência premium no Brasil, inspirando pessoas a viverem de forma mais ativa, saudável e confiante.
Como valores a marca quer: – Saúde em primeiro lugar: compromisso com a segurança, bem-estar e evolução de cada aluno. – Excelência no atendimento: experiência personalizada, com atenção às necessidades individuais. – Comunidade e acolhimento: criação de um ambiente inclusivo, motivador e inspirador. – Ética e transparência: conduta responsável, respeito aos alunos, colaboradores e parceiros.
|
| Foco do Projeto | Estratégia de Mídias Digitais
|
| Entrega 1 – Estratégia Digital | Apresentar duas estratégias de monitoramento para a campanha da marca.
|
| Entrega 2 – Planejamento
de Conteúdo |
Entregar o planejamento de conteúdo digital (com indicações para postagens para 5 dias) de uma rede social que a marca está presente (Instagram, Facebook, TikTok ou outro).
|
1ª ETAPA – ESTRATÉGIAS PARA MÍDIAS DIGITAIS
Nessa etapa, apresente duas estratégias para a construção e divulgação da campanha da Maison Fit. Utilize como base a Unidade 3 do livro da disciplina para te auxiliar nesta etapa.
| Estratégia 1 | Justifique os impactos que se pretende alcançar com essa estratégia. |
| Estratégia 2 | Justifique os impactos que se pretende alcançar com essa estratégia. |
2ª ETAPA – ESCOLHA E MAPEAMENTO DA PLATAFORMA
Nessa etapa, realize uma pesquisa sobre as plataformas de mídias digitais, selecione uma e preencha o quadro a seguir (utilize como base as Unidades 3 e 4 do livro da disciplina):
| Plataforma | Apresente a rede social que será utilizada. |
| Justificativa | Justifique o porquê a escolha desta plataforma é importante para a marca. |
| Usuários / Público | Qual o perfil de usuário você deseja atingir com essa plataforma? |
3ª ETAPA – MARKETING E PLANEJAMENTO DE CONTEÚDO
Com base na apresentação da plataforma na etapa anterior, apresente o planejamento de conteúdo digital para 5 dias com pelo menos 2 formatos de mídia diferentes (post, reels, vídeos curtos, entre outros conteúdos). Para isso, preencha o quadro a seguir (utilize como base as Unidades 3 e 4 do livro da disciplina):
| Dia da Semana | Formato do Conteúdo a ser postado | Objetivo do Conteúdo na plataforma |
OBSERVAÇÕES:
– A atividade vai avaliar a coerência das estratégias para mídias digitais e do planejamento de conteúdo com os objetivos da marca.
– Realize a atividade no Formulário Padrão disponível em Material da Disciplina.
– Lembre-se de converter o arquivo para PDF e conferir se está correto antes de finalizar a atividade no studeo.
– Trabalhos que forem retirados integralmente ou parcialmente da internet, serão zerados.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
