Questão 5
No estágio operatório concreto, a criança desenvolve a capacidade de conservar quantidades, mesmo quando há modificações na forma, posição ou aparência dos objetos. Isso ocorre porque ela desenvolve a noção de reversibilidade, permitindo que “desfaça mentalmente” as transformações e compreenda que a quantidade permanece a mesma.


Fonte: BURGO, O. G.; CAMPOS, S. M. de. Metodologia da Matemática. Maringá: UniCesumar, 2021. 

​Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 
I. A criança compreende que a quantidade de líquido não muda ao ser transferida de um copo largo para um copo alto quando atinge o pensamento operatório concreto.

PORQUE

II. A conservação de quantidade depende da capacidade de a criança aplicar mentalmente a reversibilidade nas transformações observadas.

​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.