QUESTÃO 4
No estudo dos comportamentos frente a situações de crime e manipulação, emerge a compreensão de síndromes comportamentais que revelam os complexos padrões psicológicos dos envolvidos. Esses fenômenos, que vão desde a empatia inesperada entre vítimas e agressores até reações de hostilidade extremas por parte das vítimas, exploram as intricadas nuances psicológicas e sociais presentes em cenários de crime, influenciando diretamente questões jurídicas e socioculturais no âmbito da justiça e da convivência social.

 

LAVOR, Isabelle Lucena; PRATA, Simone Ribeiro Monteiro. Vitimologia. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.

 

Agora, analise o caso que segue:

Carlos é um jovem recém-contratado para trabalhar como auxiliar administrativo em uma empresa. Competente e educado, ele rapidamente conquista a confiança de seu supervisor e se torna referência no setor. Com o tempo, a gerente geral, Sra. Helena, começa a demonstrar interesse pessoal por Carlos, convidando-o para eventos fora do expediente e fazendo comentários sugestivos. Carlos, sempre respeitoso, recusa os convites e evita qualquer envolvimento íntimo. Sentindo-se rejeitada, Sra. Helena relata à diretoria que Carlos a assediou, dizendo ter mensagens que comprovariam o ocorrido. Após investigação, descobre-se que as mensagens foram editadas e fora de contexto, confirmando que as acusações não tinham fundamento.

Com base na situação descrita, é correto afirmar que:

Alternativas
Alternativa 1 – O caso retrata um típico exemplo de vitimização primária, pois Carlos foi diretamente lesado pelas acusações falsas.
Alternativa 2 – Trata-se de um caso que se enquadra na Síndrome de Estocolmo, já que Carlos desenvolveu afeto por sua superior.
Alternativa 3 – Trata-se de um caso que se enquadra na Síndrome de Pilatos, já que Carlos desenvolveu indiferença por sua superior.
Alternativa 4 – O caso ilustra a chamada Síndrome da Mulher de Potifar, em que a rejeição leva a uma falsa acusação de crime por vingança emocional.
Alternativa 5 – A reação de Carlos confirma que houve negligência profissional, o que justificaria uma punição, independentemente de a acusação ser falsa ou não.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.