Questão 3
No processo avaliativo, especialmente no ciclo da alfabetização, é fundamental compreender o papel dos critérios e dos instrumentos de avaliação. No cotidiano escolar é comum percebermos algumas controvérsias em relação à definição entre esses dois conceitos. Muitas vezes profissionais da educação fazem referência a eles como sinônimos ou ainda, totalmente desvinculados do processo avaliativo.

HOFFMANN, Celso dos Santos. Avaliação da aprendizagem: fundamentos e procedimentos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

​Considerando o texto base e a prática pedagógica, assinale a alternativa que apresenta a afirmativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

Os instrumentos de avaliação definem os objetivos de aprendizagem e orientam o que será avaliado.

Alternativa 2:

Os critérios de avaliação são as ferramentas utilizadas para verificar o desempenho dos alunos, como provas, portfólios e relatórios.

Alternativa 3:

Critérios e instrumentos de avaliação são termos equivalentes e podem ser usados como sinônimos no planejamento pedagógico.

Alternativa 4:

Os instrumentos de avaliação devem ser padronizados e aplicados igualmente a todos os alunos, independentemente de suas particularidades e contextos de aprendizagem.

Alternativa 5:

Os critérios de avaliação são princípios que orientam o julgamento da qualidade do desempenho dos alunos, enquanto os instrumentos são os meios utilizados para registrar e observar essas aprendizagens.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.