No processo de acompanhamento e intervenção com pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), é essencial compreender que as emoções estão diretamente relacionadas aos comportamentos apresentados. Alterações emocionais podem intensificar ou amenizar respostas comportamentais, interferindo na interação social, na comunicação e na adaptação a diferentes contextos. Por esse motivo, o reconhecimento e a regulação das emoções tornam-se aspectos centrais no trabalho terapêutico e educacional, permitindo que a pessoa desenvolva estratégias para lidar com diferentes situações, favorecendo sua autonomia e promovendo experiências sociais mais positivas e seguras.
Fonte: adaptado de: BLOISE, D. M. Acompanhamento e suporte social e comportamental no ambiente escolar. Florianópolis, SC: Arqué, 2025.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I – A identificação e o trabalho sobre as emoções de uma pessoa autista contribuem para seu desenvolvimento de habilidades sociais, comunicativas, comportamentais e para sua autonomia.
PORQUE
II – As emoções influenciam diretamente os comportamentos, mas as estratégias de regulação emocional são menos importantes que o manejo de crises sensoriais, ao serem essas que de fato ajudam a melhorar a interação social e a resposta a diferentes demandas.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.