TEXTO I
No processo de alfabetização, é fundamental que as crianças aprendam a diferenciar vogais orais de vogais nasais. Conforme Soares (2020, apud Vendrame; Bonnici; Souza, 2022), atividades fonológicas desempenham um papel central nesse aprendizado, ajudando os alunos a compreenderem como diferentes grafemas representam sons distintos. A reflexão sobre a estrutura das palavras, comparando as pronúncias orais e nasais, é essencial para uma aprendizagem eficiente.
Fonte: VENDRAME, C. B.; BONNICI, C. G. A.; SOUZA, M. M. P. Metodologia da Língua Portuguesa. Maringá: Unicesumar, 2022.
TEXTO II

Fonte: https://baupedagogico.com/cartaz-ditongo-nasal-e-ditongo-oral/. Acesso em:16 out. 2025.
Com base nas orientações teóricas de Soares (2020) e na análise do quadro de ditongos orais e nasais, avalie as práticas pedagógicas indicadas:
I. Atividades que exploram a análise da estrutura das palavras auxiliam as crianças a perceber como grafemas distintos podem representar fonemas semelhantes.
II. O ensino das vogais nasais deve ser priorizado antes das vogais orais, para facilitar o processo de alfabetização.
III. Trabalhar palavras com sílabas nasais e orais é apenas um exercício de decodificação e não contribui para a reflexão linguística dos alunos.
IV. Comparar sílabas orais e nasais deve ser uma prática constante nas aulas de alfabetização, pois favorece o desenvolvimento da leitura e da escrita.
É correto o que se afirma em:
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