Fonte: adaptado de: LAJOLO, M. O texto não é pretexto. In: ZILBERMAN, R. Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982. p. 51-62.
Sobre o processo de leitura e interpretação de textos, analise as afirmativas a seguir conforme os estudos da área de linguística:
I. A leitura é um processo no qual o leitor deve se concentrar na decodificação dos signos linguísticos, considerando a estrutura formal do texto como o elemento principal, sem a necessidade de refletir profundamente sobre os sentidos subjacentes.
II. A compreensão plena de um texto depende da memorização de suas características formais e gramaticais, sendo esse domínio técnico indispensável para o leitor poder interpretar adequadamente o conteúdo sem recorrer a elementos externos ao texto.
III. Ao ler, o leitor se engaja em um processo ativo de construção de significados, mobilizando não apenas a estrutura textual, mas também sua bagagem cultural, suas experiências anteriores e conhecimentos prévios, tornando a leitura uma interação complexa entre o texto e o contexto de quem lê.
IV. A leitura deve ser orientada por uma busca criteriosa por informações explícitas no texto, uma vez que a interpretação se limita à identificação de dados factuais e à estrutura lógica apresentada, sem a necessidade de examinar inferências ou subtextos implícitos.
Está correto o que se afirma em:
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