No século XX, o teórico e historiador Johan Huizinga publicou, em 1944, a obra clássica Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Nesse estudo, Huizinga argumenta que o jogo é um fenômeno cultural fundamental, estando presente em diversas formas de interação humana. Para o autor, a ludicidade não é apenas uma atividade de lazer, mas um elemento estruturante que permeia as relações sociais e culturais.

LORO, A. P.; LEÃO JUNIOR, C. M.; PIMENTEL, G. G. de A.; MACEDO, J. R.; FUGI, N. C. Jogos, brinquedos e brincadeiras. Florianópolis, SC: Arqué, 2025.

Com base no pensamento de Norbert Elias (1980) exposto no texto, analise as afirmativas a seguir:

I. As relações sociais são estruturadas por redes de interdependência e envolvem diferentes formas de equilíbrio de poder.
II. O jogo, para Elias, é uma representação metafórica que ajuda a interpretar a dinâmica das relações sociais.
III. Segundo Elias, as relações de poder no cotidiano são fixas e não se alteram ao longo do tempo.
IV. O sistema eleitoral, como exemplo dado por Elias, demonstra como a lógica do jogo está presente em processos sociais organizados por regras.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 – I, apenas.

 Alternativa 2 – II, apenas.

 Alternativa 3 – I, II e IV apenas.

 Alternativa 4 – II e IV, apenas

 Alternativa 5 – II, III e IV apenas.

No século XX, o teórico e historiador Johan Huizinga publicou, em 1944, a obra clássica Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Nesse estudo, Huizinga argumenta que o jogo é um fenômeno cultural

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No século XX, o teórico e historiador Johan Huizinga publicou, em 1944, a obra clássica Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Nesse estudo, Huizinga argumenta que o jogo é um fenômeno cultural ou clique aqui
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