QUESTÃO 4
O aprendizado que o caso da Sadia traz tem sido perigosamente ignorado por muitas empresas tradicionais consideradas sólidas, mas que podem se desmanchar no ar ao primeiro sopro dos ventos de uma crise. Lucros no curto prazo, como os trimestrais, vêm e vão; sustentáveis são aqueles com foco em geração de valor com visão de longo prazo e perenidade. A punição para quem não adota formalmente a geração de valor ao acionista pode demorar, mas aparece. Soluções fáceis e resultados ilusórios são possíveis de obter, mas podem deixar a empresa vulnerável e ser engolida. Em 1º de setembro de 2008, o valor de mercado da Sadia era de R$ 7,1 bilhões. Com a notícia dos derivativos divulgada pela empresa em 25 de setembro de 2008, seu valor despencou, chegando, em 30 de dezembro de 2008 (ou seja, em apenas três meses), a R$ 2,7 bilhões, equivalentes a 38% do valor original.
MALVESSI, O. Como a estratégia equivocada destrói a riqueza do acionista. IBEF NEWS, 2010.
Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/13454/. Acesso em: 27 jul. 2023.
Nesse contexto, supondo que a Sadia apresentou grau de alavancagem operacional igual a 2 e grau de alavancagem financeira igual a 5,5, qual foi o grau de alavancagem combinada ou total? Assinale a alternativa correta.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.