Com a popularização dos computadores e da tecnologia de transmissão de informações, muitas empresas já entregaram seus trabalhos sobre algum tipo de suporte digital, desde disquetes até CDs-ROM. Para aqueles que trabalham a distância, o uso da Internet se transformou em uma ferramenta de comunicação fundamental. Na América Latina já existem escritórios de arquitetura que se comunicam pela internet com seus clientes locais tão distantes como o Japão. Essas novas tecnologias não só reduzem custos de papel, impressão e correio, como também eliminam a necessidade de manipulação física dos documentos. O mesmo ocorre com as maquetes tradicionais, substituídas, aos poucos, por modelos de computadores em três dimensões.
Entretanto, apesar do desenvolvimento de tantas novas tecnologias, nada indica que a impressão em papel tão cedo deixará de existir, particularmente no que se refere aos usuários de sistema CAD (Desenho Assistido por Computador). Prova disso é que a tecnologia de equipamentos de impressão (impressoras, plotters, papéis especiais, tintas) se desenvolve com a mesma velocidade que os meios eletrônicos. Hoje em dia, é possível encontrar no mercado equipamentos para as mais diversas finalidades, desde o mais simples jato de tinta de U$ 300 até uma sofisticada plotter de tinta sólida com preço em torno de U$ 100 mil. Mais ainda, as tecnologias de comunicação de dados estão se integrando às tecnologias de impressão para permitir que documentos sejam produzidos e impressos em qualquer lugar do mundo.
Após a leitura do texto, considere as assertivas e, na sequência, assinale a alternativa correta.
I. O paradoxo a que se refere o texto constitui-se na existência de maquetes tradicionais ao lado de modelos computadorizados em três dimensões.
II. Compreende-se que ao usar a expressão “mais ainda”, no último parágrafo do texto, o autor apresenta um novo argumento para defender a ideia de que a impressão em papel não é algo em extinção.
III. No primeiro parágrafo, em “Por mais que no computador tudo possa parecer em ordem, o usuário costuma sentir certa insegurança”, é possível trocar o elemento coesivo “por mais que” por “a não ser que” sem alterar a coerência do texto.
IV. Baseando-se neste texto, o professor pode, por exemplo, trabalhar com a organização do léxico e a exploração do vocabulário em sala de aula.
É correto o que se afirma em
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.