O avanço do comércio eletrônico exigiu a reformulação de diversos processos logísticos. Dentre esses
ATIVIDADE 3 – LOGÍSTICA EMPRESARIAL – 52_2025
QUESTÃO 4
O avanço do comércio eletrônico exigiu a reformulação de diversos processos logísticos. Dentre esses, a logística reversa ganhou destaque, principalmente nas relações de pós-venda, onde consumidores buscam soluções ágeis para trocas ou devoluções. Tais operações impactam diretamente na imagem da empresa e no nível de satisfação do cliente.
Fonte: PAIÃO, L. S. Logística Empresarial. Maringá : Unicesumar, 2021.
Com base nas etapas da logística reversa e no papel do consumidor nesse processo, analise as seguintes afirmativas:
I. A logística reversa de pós-venda lida com devoluções de produtos por arrependimento ou erro na compra, sendo fundamental no e-commerce.
II. A logística reversa de pós-consumo é acionada quando o produto já não tem utilidade para o consumidor, mesmo que ainda esteja em perfeitas condições.
III. A ausência de políticas claras de devolução no e-commerce fortalece a imagem da empresa diante do consumidor.
IV. A logística reversa eficiente pode reduzir custos com armazenagem e transporte no comércio eletrônico.
V. O consumidor não possui papel relevante no processo de logística reversa, pois este depende exclusivamente das transportadoras.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I e IV, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – II, III e V, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III, IV e V.
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