O bioma Cerrado foi considerado recentemente um dos 25 hotspots de biodiversidade do mundo, segundo uma análise em escala mundial das regiões biogeográficas sobre áreas globais prioritárias para conservação. O conceito de hotspot foi criado tendo em vista a escassez de recursos direcionados para conservação, com o objetivo de apresentar os chamados “pontos quentes”, ou seja, locais para os quais existe maior necessidade de direcionamento de esforços, buscando evitar a extinção de muitas espécies que estão altamente ameaçadas por ações antrópicas.

PINTO, P. P.; DINIZ-FILHO, J. A. F. In: ALMEIDA, M. G. (Org.). Tantos cerrados:  múltiplas abordagens sobre a biogeodiversidade e singularidade cultural. Goiânia: Vieira, 2005 (adaptado).

A necessidade desse tipo de ação na área mencionada tem como causa a

A) intensificação da atividade turística.

B) implantação de parques ecológicos.

C) exploração dos recursos minerais.

D) elevação do extrativismo vegetal.

E) expansão da fronteira agrícola.

Solução

O Cerrado brasileiro tem enfrentado um intenso processo de desmatamento desde a segunda metade do século XX. A principal causa desse impacto ambiental foi a expansão da soja na região do Centro-Oeste. Assim, a opção que corretamente identifica a causa do desmatamento é a que aborda a expansão da fronteira agrícola.

Alternativa E

O bioma Cerrado foi considerado recentemente um dos 25 hotspots de biodiversidade do mundo

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

O bioma Cerrado foi considerado recentemente um dos 25 hotspots de biodiversidade do mundo ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.