O brinquedo, o jogo, a brincadeira e o brincar são fundamentos didáticos e pedagógicos essenciais na Educação Infantil. O brincar é apresentado como um dos direitos de aprendizagem pela Base Nacional Comum Curricular:
“Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais” (BRASIL, 2017).
Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília, DF: MEC, 2017.
Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 5 fev. 2024.
Fonte: Disponível em: https://m.facebook.com/tirasarmandinho/photos/a.488361671209144/735569526488356/. Acesso em: 5 fev. 2024.
A partir do excerto da BNCC e da charge, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:
I. Apesar das diversas atividades que a criança da charge irá desenvolver, ela considera que não terá tempo para ser criança, por não ter tempo para brincar.
PORQUE
II. O brincar é característico da infância e um elemento essencial para o desenvolvimento integral da criança, adquirindo habilidades sociais, psicológicas, motoras, e para assimilar a cultura.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
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