TEXTO 1
O conhecimento religioso, objeto da área de Ensino Religioso, é produzido no âmbito das diferentes áreas
do conhecimento científico das Ciências Humanas e Sociais, notadamente da(s) Ciência(s) da(s)
Religião(ões). Essas Ciências investigam a manifestação dos fenômenos religiosos em diferentes culturas e
sociedades enquanto um dos bens simbólicos resultantes da busca humana por respostas aos enigmas do
mundo, da vida e da morte. De modo singular, complexo e diverso, esses fenômenos alicerçaram distintos
sentidos e significados de vida e diversas ideias de divindade(s), em torno dos quais se organizaram
cosmovisões, linguagens, saberes, crenças, mitologias, narrativas, textos, símbolos, ritos, doutrinas,
tradições, movimentos, práticas e princípios éticos e morais. Os fenômenos religiosos em suas múltiplas
manifestações são parte integrante do substrato cultural da humanidade.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (Brasil). Base Nacional Comum: 4.5. A ÁREA DE ENSINO RELIGIOSO. [S. l.],
21 − −
. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/a-area-de-ensino-religioso.
Acesso em: 18 abr. 2023.
TEXTO 2
Assim, a visão não catequética de religiosidade estaria na raiz da legitimação do Ensino Religioso como
disciplina escolar. Batista ressalta a importância do ensino religioso para uma “sociedade que
historicamente teve e tem uma educação de qualidade limitada, e especialmente hoje, quando a
manipulação ideológica de tipo religioso proselitista, intolerante, andrógino e sexista, produz mais divisão e
exclusão do que encontro e diálogo” (BAPTISTA, 2015, p. 117-118)
GREGGERSEN, Gabriele. Educação Cristã e Ensino Religioso. Maringá – PR.: UniCesumar, 2020. Reimpresso
2021. (adaptado)
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Em uma escola de nível fundamental, tanto o catecismo de Westminster quanto o católico podem ser
materiais principais na fundamentação teórica da disciplina de Ensino Religioso, pois ambos os materiais
não têm como objetivo catequisar os alunos.
PORQUE
II. O objetivo do Ensino Religioso nas escolas é produzir o conhecimento religioso, promover o diálogo, o
respeito às crenças e garantir que os alunos tomem a decisão consciente de seguir a Jesus Cristo como seu
salvador.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
18/06/2025, 09:50 Unicesumar – Ensino a Distância
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As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
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