O Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (DESA, na sigla em inglês), no relatório intitulado “Crescimento da População Global e Desenvolvimento Sustentável”, apresentou um dado emblemático: rendas mais altas contribuem mais para a degradação ambiental do que o crescimento populacional. O relatório examina as ligações entre o crescimento populacional e as dimensões social, econômica e ambiental do desenvolvimento sustentável. O estudo aponta que mesmo com o crescimento populacional ampliando o impacto nocivo dos processos econômicos sobre o meio ambiente, o aumento da renda per capita tem sido mais decisivo no que diz respeito a impulsionar o aumento da produção e do consumo e das emissões de gases de efeito estufa. Portanto, os países mais ricos têm a maior responsabilidade de agir rapidamente para atingir emissões líquidas zero de gases de efeito estufa e de implementar estratégias para dissociar a atividade econômica humana da degradação ambiental.
ONU, Brasil. Aumento de renda é mais prejudicial ao medio ambiente do que o crescimento populacional. As Nações Unidas no Brasil, 2022. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/173333-aumento-de-renda-%C3%A9-mais-prejudicial-ao-meio-ambiente-do-que-o-crescimento-populacional. Acesso em: 20 ago. 2025.
Considerando o crescimento populacional e a sua relação com os impactos ambientais, avalie as afirmativas a seguir:
I. As marcas do crescimento populacional são visíveis sob a ótica ambiental, resultando em poluição das águas, do solo e da atmosfera, perda da biodiversidade, entre outros.
II. O modo de exploração dos recursos pelo ser humano tem ligação direta com o uso dos recursos naturais para a sua subsistência, no entanto, devido à utilização excessiva desses recursos, pode-se citar como resultado um grave impacto ambiental, como o esgotamento dos recursos naturais.
III. São exemplos de impactos ambientais da relação do homem com o meio ambiente, associados a emissão de poluentes atmosféricos, a alteração da qualidade do ar e o aquecimento global, devido à emissão de poluentes de diversos setores, incluindo os gases de efeito estufa.
IV. A destinação adequada aos poluentes é uma questão importante, necessária e urgente, cuja finalidade é reduzir o grau de impacto ambiental dessas substâncias sobre o meio ambiente e a saúde da população.
É correto o que se afirma em:
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
