O desenvolvimento e a análise de planos de gerenciamento comportamental são fundamentais na atuação profissional com indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Tais planos de gerenciamento têm como objetivo não apenas reduzir comportamentos desafiadores, mas também ensinar e fortalecer comportamentos socialmente adequados. A correta elaboração e monitoramento desses planos são essenciais para garantir eficácia nas intervenções e promover avanços reais no repertório comportamental da pessoa com TEA.
Fonte: tradução nossa de: MATSON, J. L.; COX, J. Assessing repetitive behaviors in children with autism spectrum disorders: The Repetitive Behavior Scale-Revised. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 36, n. 6, p. 869-875, 2006.
Considerando a necessidade de planos de gerenciamento comportamental para pessoas com TEA e os procedimentos corretos para a construção do plano, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Um plano de gerenciamento comportamental deve identificar, de maneira específica, os comportamentos-alvo a serem aumentados e reduzidos.
PORQUE
II. As estratégias de ensino, como reforço positivo, modelagem e ensino direto, serão definidas posteriormente pelo aplicador do plano, a depender dos comportamentos-alvo.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.