QUESTÃO 4
O edema, na gestação, causa dor e cansaço. Perante recomendação médica, após o terceiro trimestre de gestação, a drenagem linfática e a massagem relaxante são meios utilizados para aliviar esse desconforto realizadas pelo profissional esteticista. O posicionamento da gestante por longos períodos podem desencadear a síndrome da hipotensão supina, causando mal-estar, desfalecimento, náuseas e sudorese.

 

REBOLA, Paula. Estética Corporal. Maringá-PR. Unicesumar, 2021.

 

Para realizar um trabalho seguro e evitar o transtorno, o esteticista deve saber o que é a Síndrome da Hipotensão Supina e qual decúbito deve adotar para preservar a saúde e bem-estar de sua paciente e do bebê. Leia as alternativas abaixo e assinale a correta.
Alternativas
Alternativa 1 – A hipotensão supina ocorre pela compressão dos vasos sanguíneos da região pélvica pelo peso do útero gravídico, por longos períodos em decúbito lateral direito, isso prejudica o retorno venoso dos membros superiores ao coração, sendo portanto, ideal o procedimento em decúbito dorsal.
Alternativa 2 – O útero gravídico comprime os vasos sanguíneos da região pélvica quando em longos períodos em decúbito lateral direito e prejudica o retorno venoso dos membros superiores ao coração causando esmaecimento da paciente, sendo portanto, ideal o procedimento em decúbito lateral esquerdo.
Alternativa 3 – O peso do útero gravídico por longos períodos, principalmente em decúbito dorsal, comprime os vasos sanguíneos da região pélvica e prejudica o retorno venoso dos membros inferiores ao coração causando esmaecimento da paciente, sendo portanto, ideal a constante alternância de decúbitos laterais durante o procedimento.
Alternativa 4 – Ocorre pela compressão dos vasos sanguíneos da região axilar, causada pelo peso do útero gravídico, por longos períodos em decúbito lateral esquerdo, dificultando o retorno venoso dos membros superiores ao coração ocasionando esmaecimento da gestante, sendo portanto, ideal o procedimento em decúbito lateral direito.
Alternativa 5 – O esmaecimento da gestante ocorre pela diminuição do retorno venoso dos membros superiores ao coração e é causado pelo peso do útero gravídico na região abdominal, principalmente em longos períodos em decúbito dorsal, comprimindo os vasos sanguíneos dessa região, sendo portanto, ideal a constante alternância de decúbitos durante o procedimento.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.