Questão 9
O ensino colaborativo pode ser compreendido como um modelo de prestação de serviço oferecido pela Educação Especial, no qual existe a parceria entre os professores do ensino regular e da educação especial, trabalhando juntos em busca de objetivos comuns (MENDES, 2006).
MENDES, E. G. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 33, p. 387-405, 2006.

Apesar de o ensino colaborativo ser de grande ajuda para a realização de uma inclusão efetiva de alunos do público alvo da educação inclusiva, muitos professores ainda possuem algum tipo de resistência em trabalhar em conjunto com outros professores (MENDES e GALVANI, 2017).

DA SILVA MENDES, Melina Thaís; GALVANI, Márcia Duarte. O ensino colaborativo como facilitador da educação inclusiva na educação infantil. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, v. 4, n. 1, 2017.

A educação inclusiva é um desafio para todos os educadores, desta forma, optar por um trabalho colaborativo como abordagem educacional inclusiva, pode melhorar a prática docente e a formação do aluno, diante disso avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. Entende-se que o trabalho colaborativo viabiliza as ações entre os docentes do Ensino Comum com os da Educação Especial, facilitando a troca de experiências e a resolução de problemas.

PORQUE
II. O trabalho em conjunto deve levar em consideração o pressuposto do planejamento em conjunto, prezar pelo diálogo, a negociação e o respeito mútuo entre as partes envolvidas no projeto.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Alternativa 2:

As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Alternativa 3:

A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda, uma proposição verdadeira.

Alternativa 4:

A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda, uma proposição falsa.

Alternativa 5:

Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.