O ensino de frações nos anos iniciais do Ensino Fundamental é essencial para o desenvolvimento do pensamento matemático das crianças. Nesse período, o foco está em construir o conceito de parte de um todo, utilizando recursos concretos, como dobraduras, figuras geométricas divididas e objetos do cotidiano que permitam visualizar a divisão em partes iguais.
Ao explorar situações práticas e lúdicas, os alunos começam a compreender que uma fração representa uma ou mais partes de um inteiro dividido em partes iguais. Esse processo deve ser gradual, respeitando o ritmo de aprendizagem e estimulando a comparação, a equivalência e o raciocínio proporcional de forma significativa e contextualizada.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Podemos conceituar fração como a expressão de uma quantidade por meio da razão/divisão entre dois números inteiros. Para separar os elementos que compõem essa representação numérica, existe o traço, que divide o numerador do denominador.
PORQUE
II. Para entender o termo fração, você pode notar que ela serve para designar o todo de certas partes ou de várias unidades, seja para estabelecer uma representação numérica ou gráfica da unidade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.