Questão 8
O episódio da talidomida, na década de 1960, foi o ponto de partida para a regulamentação sanitária. Em todo o mundo, foram criados órgãos nacionais de controle e publicadas inúmeras legislações, objetivando garantir a segurança dos produtos e responsabilizar o fabricante. A partir desse episódio, eventos negativos relacionados à saúde passaram a motivar a reformulação das normas que regulam a produção, o comércio e o consumo de produtos, principalmente os ligados à saúde.

Fonte: MORO, Adriana. Participação social e regulação de medicamentos: o caso da talidomida no Brasil. 2017. 208 f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017. Disponível em: https://politicaspublicas.weebly.com/uploads/5/3/9/6/5396788/tese_-_final.pdf. Acesso em: 9 set. 2025.

Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:

I. A tragédia causada pela talidomida estimulou mudanças estruturais nos sistemas de vigilância e controle sanitário em escala global.
II. Antes da década de 1960, não existiam órgãos de controle ou leis voltadas para a segurança dos produtos.
III. O fortalecimento da regulamentação sanitária após a talidomida visou, entre outros objetivos, prevenir danos à saúde da população.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.