O Estado brasileiro não apenas negligenciou a inserção de negros e indígenas na sociedade brasileira, mas criou mecanismos para garantir os privilégios da elite branca em detrimento das populações anteriormente subjugadas pela escravidão. Além disso, criminalizou práticas sociais, culturais, artísticas e religiosas desses grupos, fomentando o preconceito, a discriminação e o racismo em diferentes momentos de nossa história política, tanto na monarquia, quanto no período republicano. Processos históricos que poderiam significar mudanças no status quo e aumento de oportunidades para a inserção social, como a independência, a abolição da escravidão ou a Proclamação da República, foram apropriados pela elite branca como uma maneira de reafirmar sua hegemonia, corroborando para a marginalização de indígenas e afro-brasileiros.
A partir do trecho do artigo apresentado e o que você aprendeu na disciplina, leia as afirmativas a seguir e depois assinale a alternativa correta.
I – Antes da invasão e da colonização da América, havia poucos habitantes aqui. Essas pessoas não tinham cultura, idioma nem formas de produzir próprias.
II – Quase todo o pensamento científico, social e político é baseado na chamada “cultura ocidental”, que é ligada às civilizações grega e romana, ao cristianismo, aos países da Europa e, por último, aos Estados Unidos.
III – Nossas instituições e organizações, nosso sistema econômico e até a nossa língua são formados com base em formas de viver e experimentar o mundo que são universais.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.