
Figura 1 – Mecanismos de sinalização transmembrana
Fonte: BORNIA, E. C. S. Fundamentos de Farmacologia. Maringá: Unicesumar, p. 85, 2022.
Com relação aos mecanismos de sinalização transmembrana, avalie as afirmações a seguir.
I. Os receptores podem ser divididos em quatro famílias, representados na figura acima pelas letras A, B, C e D. Sendo descritos na respectiva ordem: (A) canais iônicos; (B) receptores ligados a enzimas; (C) receptores acoplados à proteína G; e (D) receptores intracelulares.
II. Os receptores formados por canais iônicos, são acionados através da ligação do ligante ao receptor que promove o fluxo de íons do meio extracelular para o interior da célula, resultando em respostas celulares rápidas. Ligantes endógenos, como os neurotransmissores, e diversos fármacos atuam nesses receptores mimetizando ou bloqueando as ações destes ligantes.
III. Os receptores acoplados à proteína G, são receptores transmembrana cuja ligação do ligante ou fármaco se dá na fenda da porção extracelular do feixe, e a proteína G liga-se à face citoplasmática do receptor. A resposta celular será sempre excitatória, com efeito celular mais rápido quando comparado com a velocidade da resposta da ativação de um receptor, que é um canal iônico.
IV. Os Receptores ligados a enzimas são proteínas que atuam como receptor e enzima, ativando múltiplos sinais intracelulares. Este é um grande grupo de receptores, que incluem a família do receptor da proteína-quinase, que atua mediando ações de fatores de crescimento, hormônios e citocinas.
É correto o que se afirma em:

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.