O exame de locais de crime é uma das principais atividades desempenhadas por um perito criminal. O professor e perito criminal Eraldo Rabelo definiu o local de crime como: “a porção do espaço compreendida num raio que, tendo, por origem, o ponto no qual é constatado o fato, estenda-se de modo a abranger todos os lugares em que, aparente, necessária ou presumivelmente, tenham sido praticados, pelo criminoso, ou criminosos, os atos materiais, preliminares ou posteriores à consumação do delito, e, com este, diretamente, relacionados” (Velho; Costa; Damasceno, 2017, p. 55).
Fonte: VELHO, J. A.; COSTA, K. A.; DAMASCENO, C. T. M. Locais de crime. Campinas: Millennium Editora, 2017.
O texto apresenta uma definição de local de crime, descrevendo pontos fundamentais que devem nortear a ação do perito durante os exames. Esses pontos correspondem a características dos locais ou dos atos materiais que devem ser analisados e, por vezes, coletados. Portanto, entender as características de um local de crime e seus componentes é fundamental para um perito criminal.
Com base nesse assunto, responda às questões a seguir:
a) Cite e explique as diferentes áreas que podem compor um local de crime.
b) Explique o que são vestígios observados em um local de crime.
c) Explique no que consiste o exame de corpo de delito.
d) Explique e diferencie “Isolamento” e “Preservação” de um local de crime.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
