O feedback é uma ferramenta estratégica na gestão de pessoas que, quando bem aplicada, assume caráter formativo e psicopedagógico. Missel (2016 apud Prado, 2021) diferencia os tipos positivo e corretivo, destacando que ambos são construtivos quando utilizados com critério, frequência adequada e metodologia apropriada. Seu impacto não se limita ao desempenho técnico: afeta diretamente a autoestima, o clima organizacional e o aprendizado do trabalhador. Quando conduzido por líderes preparados, com apoio psicopedagógico, o feedback se transforma em espaço legítimo de escuta, reorganização subjetiva e fortalecimento dos vínculos profissionais.
Fonte: adaptado de: PRADO, Thiago Silva. Psicopedagogia Aplicada aos Ambientes Organizacionais. Maringá: UniCesumar, 2021.
Considerando o texto apresentado e os fundamentos da Psicopedagogia nas organizações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O feedback, quando articulado a intervenções psicopedagógicas, contribui para o desenvolvimento da autonomia e da autorregulação do trabalhador.
PORQUE
II. A aplicação do feedback corretivo, de forma isolada e recorrente, favorece a motivação e a segurança emocional dos profissionais, promovendo ambientes de trabalho mais colaborativos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

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