O foco da atividade é desenvolver sua capacidade de compreender a evolução histórica de um conceito matemático e de refletir sobre como essa trajetória pode ser aproveitada no ensino atual. Para isso, o trabalho será dividido em três partes principais, descritas a seguir:

Parte 1: Linha do Tempo Comentada (obrigatória)

Você construirá uma Linha do Tempo Comentada com cinco marcos históricos obrigatórios, escolhidos entre os períodos e matemáticos estudados nas quatro aulas da disciplina. Para cada marco, você deve preencher os seguintes campos:

– Época aproximada.

– Matemático ou civilização responsável.

– Contribuição matemática feita.

– Impacto histórico ou educacional dessa contribuição.

Exemplo:
Época: 1202
Matemático: Leonardo de Pisa (Fibonacci).
Contribuição: Introdução do sistema indo-arábico na Europa.
Impacto: Facilitou os cálculos comerciais e deu origem à notação posicional moderna.

Você pode escolher marcos que envolvam o desenvolvimento da numeração, da geometria, da álgebra, da análise, entre outros — o importante é que você consiga compreender e explicar como esse marco contribuiu para o avanço da Matemática.

Parte 2: Quadro de Transformações Históricas

Para cada um dos marcos descritos na linha do tempo, você também deverá analisar a transformação ocorrida na Matemática, respondendo às seguintes perguntas em um novo quadro:

– Marco da História (o mesmo da linha do tempo).

– Como era a matemática antes desse marco?

– Qual foi a mudança ocorrida?

– O que essa mudança representa para o ensino atual?

Esse quadro serve para que você conecte o conhecimento histórico com sua futura prática docente, refletindo sobre o que esses avanços significam para quem ensina Matemática hoje.

Parte 3: Proposta de Aplicação + Reflexão Final (20 a 30 linhas)

Após concluir as partes anteriores, você deverá escrever um texto reflexivo dissertativo (não em tópicos), com mínimo de 20 e máximo de 30 linhas, em que apresentará:

– Uma proposta concreta de uso pedagógico de um dos marcos históricos escolhidos, voltada para o Ensino Fundamental II ou para o Ensino Médio.

– Descreva qual seria o objetivo da aula.

– Explique que tipo de atividade didática será realizada (exemplos: roda de conversa, linha do tempo física, cartaz temático, reconstrução de um problema histórico, entre outros).

Apresente o que você espera que os alunos aprendam com essa proposta.

Em seguida, no mesmo texto, inclua sua reflexão pessoal, respondendo às perguntas a seguir em formato de texto corrido:

– O que mais chamou sua atenção na trajetória histórica da Matemática?

– De que forma a História da Matemática pode tornar as aulas mais interessantes e humanas?

– O que essa atividade trouxe para sua formação como futuro professor?

Essa parte é essencial para demonstrar autoria, criticidade e envolvimento com a disciplina. Aproveite para refletir não apenas como aluno, mas como educador em formação, que precisa aprender a transformar conteúdos históricos em experiências significativas para os estudantes da educação básica.

 

O foco da atividade é desenvolver sua capacidade de compreender a evolução histórica de um conceito matemático

Por Colaborar Educacional

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