O gestor profissional necessita planejar e tomar decisões sobre os canais de distribuição. A busca estratégica pelos melhores canais é um dos grandes desafios na operação de um negócio.
Surge então a oportunidade em nossa disciplina de Gestão de Canais de Distribuição para compreender os diferentes tipos de canais de distribuição, por exemplo, o canal de venda direta e o de venda indireta. Isso trará mais significado para a sua formação.
Bom, e que tal experimentar e conhecer um exemplo sobre a escolha dos canais de distribuição?
Sendo assim, convido você a assistir ao vídeo do link a seguir:
https://www.youtube.com/watch?v=KYOXdZcnG4E
Gostaria de levar você a uma reflexão. Reflita sobre os tipos de canais de distribuição (direto e indireto) que você já conhece, utiliza ou ouviu falar. Faça essa reflexão e suas anotações, isso será importante na condução de sua atividade mapa.
No nosso próprio livro didático de Canais de Distribuição você encontra suas definições.
“Canal direto ocorre quando o fabricante é também o próprio distribuidor, sem a presença de intermediários no processo. Esse tipo de canal é comum em situações como a de feirantes que produzem e vendem seus próprios produtos, vendas porta a porta ou comercialização por meio de catálogos.
Canal indireto, por sua vez, acontece quando o fabricante transfere a responsabilidade pela distribuição dos produtos para intermediários. Nesse modelo, podem ocorrer vendas no atacado — envolvendo distribuidores, representantes, brokers, entre outros — ou vendas no varejo, como em mercearias, padarias, supermercados e hipermercados”.
Fonte: LIMA, C. E. Gestão de canais de distribuição. Maringá: Unicesumar, 2022, p. 20.
Chegou o momento mais esperado em sua atividade Mapa, aquele em que você irá colocar a mão na massa, e partir para a Ação. Nesta atividade mapa você será convidado a ter uma experiência de uma situação profissional para desenvolver suas habilidades sobre canais de distribuição. E essa experiência será voltada para os tipos de canais de distribuição. Para atingir o seu objetivo você deverá escolher uma empresa (que você conheça, que você encontre na internet ou não). Após a escolha, você deverá:
1) Descrever o nome da empresa e o seu ramo de atuação.
2) Descrever quais são os canais de distribuição adotados pela empresa.
3) Explicar como esses canais de distribuição acontecem (quem são os atores presentes, qual o fluxo de venda).
4) Descrever se há outro tipo de canal de distribuição mais adequado que você propõe. Justifique a sua resposta.
Orientações importantes:
– Assista ao vídeo explicativo, disponível na pasta “Material da disciplina”.
– Caso faça uso de fontes como livros, internet, revistas e artigos, informe-as nas Referências ao final de seu texto.
– Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto, e o copie no template/formulário (modelo), disponível na pasta Material da Disciplina.
– Anexe o arquivo no ambiente da atividade, clicando sobre o botão Selecionar arquivo.
– Após anexar o trabalho, certifique-se de que seja o arquivo correto. Clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após “Finalizar o Questionário”, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).
Bons estudos!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
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