O historiador Eric Hobsbawm caracteriza o século XIX como um século “longo”, em oposição ao século XX
QUESTÃO 2
O historiador Eric Hobsbawm caracteriza o século XIX como um século “longo”, em oposição ao século XX, compreendido pelo autor como “breve”. Essa disparidade percebida no século XIX é descrita pelo autor em termos de transformações sociais, culturais, econômicas e, em especial, políticas, e este século foi iniciado com a Revolução Industrial, a Revolução Americana e a Revolução Francesa, eventos ocorridos ainda no século XVIII (Hobsbawm, 2021).
Fonte: HOBSBAWM, E. Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. 598 p. apud LIMA, Hezrom Vieira Costa et al. História contemporânea. revisão técnica: Willian Bonete. – Porto Alegre : SAGAH, 2021. [recurso eletrônico].
Entre as transformações que se iniciaram no século XVIII e foram determinantes nos séculos seguintes é possível destacar o nacionalismo, enquanto movimento político que culminou em conflitos mundiais. Sobre essa corrente política desenvolvida na Europa ao longo do século XIX, analise as afirmações a seguir.
I. O nacionalismo na Europa do final do século XIX foi um fenômeno indissociável do militarismo.
II. A Revolução Francesa (1789-1799) é um ponto de inflexão importante na história do nacionalismo moderno.
III. Os revolucionários franceses foram implicados pela Revolução Americana (independência dos EUA), que por sua vez foi crucial para o desenvolvimento do nacionalismo.
É correto o que se afirma em:
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.